quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prevista para 2013: Cresce pressão pela proibição da venda de cosméticos testados em animais - Por Bethania Malmberg

Prevista para 2013: Cresce pressão pela proibição da venda de cosméticos testados em animais.
Foto: Reprodução
Desde 11 de março de 2009 a experimentação animal em produtos e ingredientes cosméticos produzidos na União Europeia (UE) é proibida, mas os produtos testados desta forma fora da UE ainda podem ser vendidos. Uma boa notícia publicada recentemente é que uma proibição total, que vinha sendo previamente ameaçada, pode estar a caminho.
Testes em animais para produtos e ingredientes cosméticos são proibidos na UE desde 11 de março de 2009. Três tipos de experimentos em animais foram isentos da proibição, e empresas têm a possibilidade de realizar os seus testes em animais em países fora da UE. Uma proibição total da importação e da venda de cosméticos testados em animais foi agendada para março de 2013, mas a proibição tem sido ameaçada de ser adiada e de continuar a conter uma variedade de exceções.
A Coligação Europeia para o Fim da Experimentação Animal (ECEAE) tem trabalhado contra tal adiamento e contra possíveis exceções na legislação. No dia 18 de outubro deste ano, representantes de diversas organizações de proteção animal em toda a Europa entregaram mais de 240 000 assinaturas contra testes de cosméticos em animais para o Parlamento da UE em Bruxelas, para que não haja mais exceções e atraso e que testes de cosméticos em animais acabe. Parece que tal movimento trouxe boas notícias para o futuro.
O novo Comissário Europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor Tonio Borg, tanto em sua admissão como comissário quanto em recente carta à PETA, declarou que vai trabalhar para que a proibição entre em vigor como previsto, em março de 2013, e que nenhuma exceção seja admitida.
Se o Comissário Borg mantiver a sua declaração, isso significa que nenhum produto cosmético ou de higiene pessoal testado em animais poderá ser vendido na UE a partir de março do próximo ano.
Milhares de coelhos, cobaias e ratos serão isentos de serem submetidos à injeções e gases, de serem alimentados à força e mortos devido aos cosméticos vendidos na UE. Mas não seria a primeira vez que uma promessa política não seria mantida, por isso a ECEAE pede para que cidadãos interessados continuem assinando a petição. A petição em português pode ser vista aqui (cidadãos não europeus, incluindo brasileiros, podem assinar).
As informações são da organização sueca de direito e proteção Animal Djurens Rätt.

Nenhum comentário: