segunda-feira, 12 de maio de 2014

Derrubando mitos: Especialistas afirmam que é possível ser atleta e ganhar massa muscular sem consumir proteína animal - ANDA


Derrubando mitos: Especialistas afirmam que é possível ser atleta e ganhar massa muscular sem consumir proteína animal
Broto de alfafa, brócolis, couve, linhaça e grãos. Os ingredientes combinados não parecem fazer parte da dieta de quem quer ganhar massa muscular, mas são fonte de proteína para os veganos, que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal. Segundo o professor de educação física Samuel Lopez, é possível virar atleta sem consumir suplementação derivada de animais. “Quando me tornei vegano, há 10 anos, as pessoas diziam que eu não poderia ter alto rendimento e, mesmo assim, ganhei bons títulos naquela época”, recorda.

O segredo, ele conta, está nas refeições e em suplementações especiais. Antes do treino, como qualquer comedor de carne, ele ingere um carboidrato. O favorito, batata-doce, às vezes com sementes como chia ou quinoa misturadas. Depois do treino, Samuel também usa suplementos proteicos, mas nada do whey, que tem o leite como base, ou da albumina — sintetizada do ovo —, muito menos carne.

Os produtos consumidos pelos veganos têm base de soja, proteínas de brotos, arroz. Assim, Samuel já atingiu a meta de muitos dos colegas da academia: chegou aos 100 kg, dos quais apenas oito eram de gordura. “Não tem por que eu comer carne. Não me fazia bem. Tinha prisão de ventre, alergias e, quando eu parei, tudo isso sumiu.”

Para a nutricionista funcional e esportiva Luciane Felix, é possível ser atleta e ganhar massa muscular sem precisar consumir nenhum tipo de proteína animal, mas não são somente as refeições que garantem a performance. “Claro que a alimentação tem um papel importante, mas também depende do equilíbrio hormonal e da qualidade do sono, por exemplo”, explica.

Alcançar o equilíbrio do corpo sem consumir proteína animal e ainda se tornar um atleta é permitido, segundo o nutricionista esportivo Gustavo Carvalho. O problema, de acordo com o profisisonal, é o trabalho que a atitude demanda. “É preciso fazer um exame para identificar os aminoácidos que a pessoa mais precisa e, assim, montar vários tipos de combinações no prato para compensar as necessidades de proteínas”, destaca.

Pré e pós-treino
Antes de fazer exercício, a recomendação para quem quer ganhar massa muscular é que consuma um carboidrato, responsável por dar a energia necessária para completar a série sem problemas. Depois da prática, o consumo de proteína — material que compõe a musculatura — é indicado para a recuperação dos músculos e, consequentemente, o ganho de força.

Retirado: http://www.anda.jor.br

Nenhum comentário: