quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Breves notícias da Dinamarca - ANA



Breves notícias da Dinamarca

RIP consumismo e o "sonho americano"

"Consumismo e o sonho americano” foram enterrados durante uma cerimônia fúnebre no “estado livre” de Christiania nesta segunda-feira (7). O enterro de um carro de brinquedo foi uma manifestação bem humorada contra o consumo excessivo dos recursos naturais, em especial do petróleo, na busca do “sonho americano”. Dezenas de pessoas participaram da mani-performance.

“O funeral não está dizendo que o “sonho americano” precisa morrer, mas que temos de enterrar o atual nível de consumo dos recursos naturais da Terra", disse uma morada de Christiania. "O "sonho americano" não entende as limitações do nosso planeta. Para avançar temos de perceber isso, e buscar um outro tipo de estilo de vida ".

Christiania vai realizar uma cerimônia fúnebre todos os dias como parte de um evento alternativo às mudanças climáticas paralelo à conferência do clima das Nações Unidas. Ontem (8) foi o enterro do egoísmo. Mais infos da conferência alternativa às mudanças climáticas em Christiania: http://climatebottom.dk/

Exposição “Christiania-bike”

Também em Christiania foi aberta uma exposição sobre a história da “Christiania-bike” [foto em anexo] e suas possibilidades futuras ao mundo como transporte sustentável. Esta “bike” desde a sua criação se tornou uma febre na Dinamarca.

Ataques dos conservadores

Na véspera de se iniciar a COP 15 uma série de autoridades conservadoras e direitistas da Dinamarca clamavam por uma intervenção em Christiania, alegando que o lugar se transformaria “na meca para os milhares de manifestantes anti-globalização que são esperados em Copenhague”.

Christiania

Christiania é uma comunidade livre, inspirada no anarquismo, e conta com milhares de moradores. Lá não tem prefeito, não tem eleição e funciona sem governo, sem imposição de leis que controlem a organização social, tudo é decidido por consenso. Christiania foi criada em 1971, e desde então resiste às investidas das autoridades para desocupar a área. Eles se definem como uma comunidade ecologicamente orientada, considerada por muitos como vanguarda no movimento ambiental, não tem carro e o lixo é 100% coletado e reciclado, os banheiros são ecológicos, usam energia solar, entre outras iniciativas “verdes”; conta com uma economia discreta e muita autogestão, sem hierarquia estabelecida e o máximo de liberdade e poder para o indivíduo. Mais infos: http://www.christiania.org/

Bloco Socialista Libertário do Clima

A recém criada Organização Socialismo Libertário da Dinamarca lançou um chamado para se formar um "Bloco Socialista Libertário do Clima" na grande marcha do dia 12 de dezembro, que juntará tudo que é tipo de grupos, sob o lema: "a luta climática é a luta de classe!". Mais infos em inglês: http://libsoc.dk/

Repressão

Um grande número de policiais, possivelmente centenas, nas primeiras horas da manhã de ontem invadiu o espaço Ragnhildesgade em Copenhague. Os detalhes são desencontrados, mas parece que a polícia estava ali para procurar objetos que poderiam ser usados em ações de desobediência civil. Na hora da invasão havia 200 pessoas no local, que está servindo de alojamento para ativistas. A polícia adentrou no lugar sem um mandado, questionada pelos ativistas ela disse “que não precisa de um”. Aparentemente ninguém foi preso.

Mais repressão

Uma incursão policial no espaço Teglholmen, em 4 de dezembro, prendeu e algemou 15-20 pessoas. A invasão foi criticada como sendo mais uma tentativa de intimidar e perseguir os ativistas do clima. Mais tarde as pessoas foram liberadas, e o cara de pau do porta-voz da polícia pediu desculpas pelo acontecido.

Ameaça de bomba

A polícia dinamarquesa reforçou ainda mais a segurança nesta quarta-feira (9) não só em Copenhague, mas em outras cidades do país, depois de uma ameaça de bomba, registrada ontem em um antigo depósito de cerveja Carlsberg, que está sendo usado como prisão temporária para manifestantes detidos durante a COP 15.

Milhares de policiais nas ruas de Copenhague

Segurança máxima na Cúpula de Copenhague, que é encarada como a maior operação do gênero desde a II Guerra Mundial naquele país. Quase se pode dizer que a polícia dinamarquesa vai estar praticamente toda nas ruas de Copenhague durante a COP 15. Num total de 11 mil homens.

Alguns países vizinhos já enviaram equipamentos como helicópteros e viaturas especiais para lá. A própria polícia dinamarquesa tem a postos um veículo blindado de 22 toneladas, nunca antes utilizado, equipado com canhões de água, lançador de fumaça e granadas de gás lacrimogêneo.

A segurança nas fronteiras dinamarquesas já está apertada, segundo relatos de ativistas.

agência de notícias anarquistas-ana

Cada onda
reflete na areia
a nova lua cheia

Alice Ruiz

Nenhum comentário: