terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Lançamento de documentários - ANA



Lançamento de documentários

[Grécia]

“Exarchia Culture Shock” é um documentário sobre este bairro boêmio ateniense, lançado um ano depois do assassinato de Alexis Grigoropoulos, numa tentativa de dissipar os rumores sobre o local, que é visto e taxado pelas autoridades helênicas como “antro de marginais”. No filme são entrevistados moradores, intelectuais e ativistas. Também é abordada a atmosfera rebelde do bairro, onde que começaram, em 1973, os grandes protestos estudantis que conduziram à queda da ditadura dos coronéis. Anos mais tarde, em 1985, os anarquistas "tomaram" conta do lugar. Hoje continua a ser um bairro altamente politizado e um epicentro libertário. O curta está legendado em inglês, duração 12 minutos.

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=bkC-BWxBM2E

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=C2Vd0XKi-VI

[República Tcheca]

Neste domingo, 13 de dezembro, foi lançado o documentário “Squat Wars”, que fala sobre a cena squatter em Praga. O filme é centrado na história dos dois mais conhecidos squatters tcheco, o Ladronka (desalojado em 2000) e o Milada (desalojado no verão passado) e um mais que antecedeu este último, o Zenklovka. O documentário é mapeado por entrevistas com antigos moradores e materiais de arquivo (fotos, vídeos). O filme foi produzido dentro do espírito DIY (Faça Você Mesmo), e está com legendas em inglês, a duração é de 27 minutos.

Você pode assistir um trailer do filme aqui: http://www.youtube.com/watch?v=U2wBqj0dLCk

[Canadá]

“Les Anarchistes” é um especial produzido pela TV5 que foca o anarquismo na cidade de Quebec; ele foi recentemente ao ar em tevê aberta naquele país. Na série são entrevistados ativistas de uma rádio, uma livraria, e um espaço libertário, que, respectivamente, apresentam seus trabalhos. Neste especial também é mostrado ao público a vida de duas libertárias de uma “fanfarra anarquista”, que costuma animar eventos dissidentes. Interessante. Duração 26 minutos, em francês.

Veja aqui: http://www.tv5.ca/webvideo/hors-serie-les-anarchistes-1496.html

agência de notícias anarquistas-ana
as crianças
naquele pátio, e o sol
brincando de esconder

Carlos José Ribeiro

Nenhum comentário: