segunda-feira, 21 de março de 2011

O documentário “A Conspiração de Chicago” já está disponível online gratuitamente - por ANA

O documentário “A Conspiração de Chicago” já está disponível online gratuitamente Companheiros e companheiras:
Nós temos procurado maneiras de fazer uma versão online de "A Conspiração de Chicago", a partir do lançamento em DVD. Tivemos várias limitações técnicas, e as pessoas da CrimethInc.com gentilmente nos ofereceu lançar a cópia online.

A versão online já está disponível gratuitamente.

Versão em espanhol:
› http://cwc.im/chicago-espanol
Versão em inglês:
› http://cwc.im/chicago

Haverá mais notícias sobre o próximo curta-metragem.

Atenciosamente,

Subversivo Filmes de Ação

› contact@subversiveactionfilms.org
› www.subversiveactionfilms.org

"A Conspiração de Chicago" é um documentário de três anos de realização. O trabalho foi gravado no Chile, e a história se estende às terras indígenas Mapuche del Wallmapu. O conceito do filme começou com a morte de um ex-ditador militar.

Celebramos nas ruas de Santiago com milhares de pessoas, depois de ouvir a notícia: o general Augusto Pinochet morreu. Seu regime assassinou milhares e torturou dezenas de milhares de pessoas após o golpe militar em 11 de setembro de 1973. Celebramos sua morte e as implicações do sistema político e econômico que o colocou no poder poderia, por si só, serem fatais. Nós começamos este filme com a morte de um ditador, mas continuamos com o legado de uma ditadura.

"A Conspiração de Chicago" leva o nome de aproximadamente 25 economistas chilenos que freqüentaram a Universidade de Chicago e outras universidades de prestígio, no início dos anos 60, para estudar sob a influência dos economistas neoliberais Milton Friedman e Arnold Harberger. Depois de abraçar as idéias neoliberais de Friedman, esses economistas, regressaram para ajudar Pinochet na aplicação dessas novas políticas de livre mercado. Privatizaram quase todos os aspectos da sociedade, e o Chile logo se tornou um exemplo típico do capitalismo de livre mercado, sob a mira de uma arma de fogo.

O golpe militar foi uma conspiração iniciada pela burguesia do Chile e assistidas por seus parceiros internacionais. A ação militar, e seu apoio da CIA, foi executada sob o pretexto de que o presidente Salvador Allende, um reformista e defensor do estado democrático, era na realidade um militante revolucionário marxista. Afirmaram que seu governo incluiu um plano secreto (Plano Z) para estabelecer um sistema semelhante ao de Cuba comunista. A existência deste plano nunca foi demonstrada com êxito pelos militares.

"A Conspiração de Chicago" é uma nova visão do golpe militar, que enfoca a história do governo de Allende. Mesmo antes de sua eleição, houve organizações armadas revolucionárias em todo o Chile, como o Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR). Durante o governo de Allende, alguns setores acreditavam que um projeto reformista nunca poderia acabar com o sistema capitalista. Estes grupos foram o principal setor a liderar uma resistência armada contra os militares após o golpe começar. Enquanto a ditadura assumiu o controle, as organizações armadas foram expandidas e tornaram-se conhecidas como o MAPU-Lautaro e a comunista Frente Patriótica Manuel Rodríguez Frente (FPMR), além do MIR.

"A Conspiração de Chicago" começa em 29 de março de 1985. Neste dia, dois jovens irmãos e militantes do MIR, Rafael e Eduardo Vergara, foram mortos a tiros pela polícia em Villa Francia, povoado politicamente ativo. Uma pesquisa recente conduzida pelo governo chileno demonstra que foram procurados pela polícia, como tantos jovens antes deles, foram assassinados por motivos políticos. Sua comunidade Villa Francia respondeu criando um dia de memória e de protesto, o Dia do Jovem Combatente. Seu irmão mais velho, Pablo Vergara, foi posteriormente caçado, em Temuco, cidade no sul do Chile, em 1987.

"A Conspiração de Chicago" é sobre hoje. Depois de um plebiscito nacional em 1988, Pinochet terminou seu governo em 1990. As classes políticas no Chile permitiram ao país votar o fim da ditadura e da crescente preocupação de uma insurreição armada. O ano de 1990 trouxe um governo democrático no Chile, seguindo as mesmas políticas econômicas neoliberais impostas pela ditadura. Ao longo do filme, acompanhamos o descontentamento social que existe hoje. Exploramos o legado de uma ditadura.

"A Conspiração de Chicago" é sobre os estudantes que lutam contra uma lei de educação que foi iniciada no último dia do regime militar. Mais de 700.000 estudantes se declararam em greve durante o ano de 2006, para protestar contra o sistema de ensino privatizado. A polícia reprimiu brutalmente as manifestações e ocupações estudantis.

"A Conspiração de Chicago" é sobre o Dia do Jovem Combatente. O dia 29 de março não é apenas sobre os irmãos Vergara - é um dia para lembrar todos jovens combatentes que morreram durante a ditadura e o regime democrático atual.

"A Conspiração de Chicago" é sobre os bairros da periferia de Santiago. Foram originalmente ocupações de terra, e mais tarde tornaram-se centros de resistência armada contra a ditadura militar. Alguns, como Victoria e Villa Franca, continuam como áreas de confronto e descontentamento até hoje.

"A Conspiração de Chicago" é sobre o conflito Mapuche. O povo mapuche bravamente resistiu à ocupação espanhola, e continua a resistir contra as corporações multinacionais e o Estado chileno, que rouba a terra para plantações, minas, barragens e de produção agrícola. O governo tem usado uma lei antiterrorismo do período ditatorial para prender comuneros Mapuche em luta. Dois jovens Weichafes (guerreiros Mapuche) - Alex Lemon e Matías Catrileo - recentemente foram mortos pela polícia chilena, um em 2002, outra em 2008.

"A Conspiração de Chicago" é uma resposta a uma conspiração global do neoliberalismo, do militarismo e do autoritarismo.

agência de notícias anarquistas-ana
os teus cabelos
por travesseiro
como dormirei?

Rogério Martins

Nenhum comentário: