quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Andy Warhol é pai eterno da pop arte - por Javier Gutierrez

Andy Warhol é pai eterno da pop arte - por Javier GutierrezAutorretrato revelado pela casa de leilão Christie's nesta terça-feira (11). A obra seré leiloada. (Foto: AP)
O museu online de Warhol é um bom exemplo de como pode-se expor arte na grande rede. Permite-nos revisar a figura deste polêmico artista cuja filosofia e visão do mundo está hoje mais vigente que nunca.

O pai da arte pop, inundou o mundo nos anos sessenta com suas imagens, alcançando grande celebridade ao transformar uma lata de sopa em obra de arte. Andy Warhol nasceu em Pittsburgh, Pensylvania, em 1929, sendo um dos três filhos de Ondrej e Julia, imigrandes tchecoslovacos.

Em 1945 ingressou no "Carnegie Institute of Technology", onde obteve o título de "Bachelor of Fine Arts", carta de apresentação que le valeu para ser empregado como desenhista publicitário nas revistas Vogue e Harper’s Bazaar, assim como decorador de vitrinas do conhecido armazém Bonwit Teller.

Desenho ornamental
Nessa época ainda conhecido como Andrew Warhol, em pouco tempo sobressaiu-se pelo seu peculiar estilo e conceito de arte gráfica. Foi quando decidiu reduzir seu nome a Andy. Suas curiosas criações transcenderam além do desenho e do projeto ornamental, e em 1952 a Hugo Gallery de Nova Iorque convidou-o a montar sua primeira exposição individual.

No ano seguinte começou a colaborar com um grupo teatral. Dessa época data-se seu conhecido look: cabelo tingido de loiro cor de palha que o acompanhou até o último dia de sua existência.

Nos nostálgicos anos setenta fez-se célebre com seus quadros que reproduziam imagens cotidianas, sendo os mais famosos os das latas de sopa e as fotomontagens de Marilyn Monroe e Elvis Presley.

A fama
Após garantir-se na plástica, Andy lançou-se à conquista do cinema e das letras, assim dirigiu experimentos visuais memoráveis, como aquela famosa fita de seis horas de duração sobre um homem dormindo em uma cama e outra de oito horas com o edifício Empire States como objeto principal focalizado na câmara.

Em 1969 fundou a famosa revista "Interview", onde as celebridades da época gostavam de aparecer. Ao próprio Andy deve-se a expressão de que a fama transformou-se em um fenômero efêmero, "onde cada um poderia aspirar a gozá-la por 15 minutos".

O polêmico artista faleceu aos 58 anos de idade, enquanto dormia, às 6:30 de 22 de fevereiro de 1987, vítima de um ataque cardíaco, na sala de recuperação do Hospital da Universidade de Nova Iorque. Entretanto, seus óbito causou surpresa entre o pessoal do hospital, onde havia ingressado alguns dias antes para uma intervenção cirúrgica da vesícula biliar. Após a operação a equipe médica manifestou que o estado de Andy era "estável".

Conheça mais sobre Andy Warhol, visitando seu museu online

Javier Gutierrez – Estudou antropologia e letras hispânicas. Também colabora nos diários mais importantes do México: El Financiero, La Jornada e El Universal.
Perfil de Warhol na NovaE
Tradução e adaptação: Luiz Cirne
Fonte: http://www.novae.inf.br/

Nenhum comentário: