quinta-feira, 6 de outubro de 2011

[Canadá] Declaração comum: Solidários face à repressão política - por ANA

[Canadá] Declaração comum: Solidários face à repressão política Com a prisão de dois homens e duas mulheres durante a manifestação anticapitalista do 1º de maio de 2011, a CLAC (Convergência de Lutas Anti-Capitalistas) realizou uma coletiva de imprensa em frente ao palácio de justiça de Montreal. Uma declaração assinada por mais de trinta grupos foi feita pública (leia abaixo). Este comunicado denuncia a repressão e a construção de perfis políticos e reafirma a solidariedade entre os diferentes grupos sociais e políticos face ao esquadrão policial, chamado GAMMA, que criminaliza nossos movimentos.

A enquete preliminar dos 4 acusados e acusadas terá lugar de 11 a 12 de dezembro de 2011. Eles e elas estão presos sob condições que restringem seus direitos de manifestar e não terão o direito de se comunicarem entre si.

Solidários face à repressão política
Nós denunciamos firmemente a última ofensiva repressiva do Serviço de Polícia da Cidade de Montreal (SPVM) que visa criminalizar, intimidar e isolar os muitos grupos militantes além da formação de uma polícia política (esquadrão GAMMA) sob a égide da divisão de crimes organizados da SPVM.

Que esta nova iniciativa seja premeditada de longa data ou que seja uma outra bravata à confusão de gêneros própria às forças policiais, enfim, essa não é nossa principal preocupação. Nós sabemos muito bem que o perfil dos atores políticos não começaram com o esquadrão GAMMA (Vigilância das Atividades e dos Movimentos Marginais e Anarquistas) e não terminará com sua abolição, tanto como sabemos que o esquadrão Eclipse não visa tanto as “gangues de rua”, mas sim mais os “jovens de cor”.

Num contexto de endurecimento do capitalismo e de acentuação da marginalização dos movimentos sociais e de grupos políticos, é essencial e urgente se mobilizar frente ao ataque contra nossas comunidades. Se se deixa que se ataque a um grupo em particular, eles terão o campo livre para criminalizar o conjunto dos movimentos sociais. Frente a essa estratégia de dividir para conquistar, nós devemos nos unir!

Nosso direito de associação, de manifestação e de expressão não é apenas legal, mas legítimo!

Nosso direito à dissidência, nós não a imploramos, nós a utilizamos quotidianamente!

Observamos que:
• Os dirigentes econômicos e políticos se escondem atrás de um sistema pseudo-democrático em falência para se enriquecerem a uma velocidade exponencial;
• Essa elite parasitária deve justificar suas políticas anti-sociais aumentando a repressão;
• Os diferentes corpos da polícia agem como um baluarte contra a mobilização e à revolta da população frente a um sistema injusto;
• Além de proteger conscientemente os abusos das autoridades, os diferentes corpos da polícia agem como atores políticos da SPVM para desestabilizar os movimentos sociais;
• Nós denunciamos todo o jogo político da SPVM e de outros corpos policiais.
• Nós denunciamos toda a criminalização e estigmatização da dissidência e de nossas opiniões.
• Nós denunciamos toda a forma de construção de perfis políticos, sociais e raciais.
• Nós denunciamos toda tentativa de achaque aos nossos movimentos.

Assinando essa declaração, nós nos engajamos da mesma forma em não colaborar, de qualquer maneira que seja, com as forças da ordem nas suas táticas de divisão, de manipulação de perfis políticos, de delação e de desolidarização aos movimentos políticos.

Uma declaração divulgada por iniciativa da CLAC-MTL (Convergência de Lutas Anti-Capitalistas).

Assinada por 35 organismos, além de 20 advogados e advogadas e professores e professoras.

Montreal, 20 de setembro de 2011.

www.clac-montreal.net

Tradução > Tio TAZ

agência de notícias anarquistas-ana
Nas folhas novas
Ressurgm esperanças
É Primavera.
Vera Lucia Godoy Correia

Nenhum comentário: