segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Arcebispo espanhol denúncia anarquista por falar dos crimes da Igreja - ANA



Arcebispo espanhol denúncia anarquista por falar dos crimes da Igreja

[Na Espanha, o arcebispo de Toledo, cidade localizada a 60 km de Madri, denunciou um militante anarquista da CNT e da FAI por uma conferência que abordava os crimes cometidos pela Igreja Católica.]

A Igreja nunca tolerou a liberdade em geral, mas, notadamente, para ser mais específico, nunca toleraram a liberdade de expressão. A destruição de livros, a queima de hereges, a condenação da liberdade de imprensa, têm sido marcos de sua história que ainda hoje se atrevem a negar. E há mais coisa para falar sobre isso...

O fato de anunciar uma conferência sobre os crimes cometidos por esta instituição ao longo da História foi o suficiente para que o arcebispo de Toledo tenha denunciado ao tribunal o companheiro que figurava como palestrante e, possivelmente, a CNT (Confederação Nacional dos Trabalhadores) e a FAI (Federação Anarquista Ibérica) da localidade. A mordaça desta vez vem como uma ação judicial que pede 30.000 euros (quase 90 mil reais!) de fiança por uma "ofensa à discriminação de um ideal em conjunto com um crime por zombar de sentimentos religiosos". Em relação à discriminação não compreendemos muito bem, mas o resto entendemos perfeitamente. Sim, você leu direitinho, eles pretendem fazer uso do Código Penal para punir a paródia, o sarcasmo, o ridículo ou, simplesmente, a divulgação dos ultrajes deste poder de fato, responsável pelo mundo injusto em que vivemos.

Há pouco mais de um ano a CNT e a FAI de Toledo prepararam uma palestra intitulada: "Fundamentos, atitudes e comportamentos de uma organização criminosa: a Igreja Católica". Tendo discutido abertamente esse tema outras vezes sem problemas, inclusive na mesma cidade. Nesta ocasião, se esperava uma exposição histórica e uma análise da realidade atual com uma bate-papo posterior. Evidentemente que não se convocava dita atividade dentro de qualquer igreja ou nenhum cristão seria amordaçado ou forçado a participar para ver se ele abria os olhos como um ato de exorcismo. Porém, desta vez, intervieram os cães bem adestrados.

Um dia antes da conferência, o principal jornal local, El Día, publicou uma matéria de página inteira com uma chamada na capa, “a atrocidade (literalmente) em Toledo falará”. Mas o artigo questionou o conteúdo da conferência? Não, não, por quê? A preocupação deste porta-voz toledanos é de quem poderia utilizar legitimamente o patrimônio sindical acumulado (edifício onde foi feita a palestra), quem havia dado a permissão, como se podia evitar, e que pensavam os sindicatos e partidos.

Bem, o presidente provincial da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ruben Martins, disse: "Nós não temos dado permissão, de fato fiquei surpreso com esta notícia, porque eu não sei como eles conseguiram as chaves. O de CO (Comissões Obreiras), Jesus Garcia Villaraco contou não saber da notícia "mas não entendo como podem fazer propaganda de uma conferência ou atividade sem que nós saibamos”. Em seguida deixam escapar que CO levantou a possibilidade de mudar a fechadura, e que a Sub Delegação do Governo e a Delegação desconheciam o problema e não tinha autorizado. Que burla! Se devia pedir a permissão ao Governo para falar. Anteriormente não houve nenhum problema com as dezenas de atos de todo tipo e assunto naquele local. Nem chaves ou autorização, mas, infelizmente, meu amigo! Se tratava da Igreja!

No dia marcado voltaram à carga. Manchetes eram estampadas que o "PSOE (Partido Socialista Espanhol) e o PP (Partido Popular) diziam que a palestra da CNT poderia ser um crime" e que a IU (Esquerda Unida) "criticou a forma em que foi organizado”. E mais uma página inteira no interior do jornal, que além de dizer que "o próprio título da conferência poderia ser uma ofensa criminal", o porta-voz do PSOE declarou que "o conteúdo e o título da conferência não corresponde o sentimento de quase ninguém na cidade de Toledo”. O presidente do Toledo Popular apresentou a sua recusa "a tais atos vergonhosos, deplorável, inaceitável e quase criminoso" e que "em uma cidade como Toledo, que tem a categoria de primaz da Espanha não pode ser produzido tais atos". Essa bela pessoa, depois de ter feito "um apelo às autoridades para que não admitam que se faça", fez uma previsão (sempre segundo o jornal): "suponho que seguirão falando bobagens semelhantes ao título."

Todavia, se parecia que a coisa havia acabado por aí, pouco antes de começar o ato duas pessoas se apresentam dizendo ser jornalistas do El Día e que vinham gravar o evento. Claro, eles foram gentilmente convidados para não estragarem o material de gravação com tais “sandices”, mas eles insistiram, porque "vamos aos lugares gravar o que gostamos." Depois de que colocaram uma bomba no vestiário do Teatro Alfil, em Madri, [do comediante italiano] Leo Bassi, de que desalojaram uma livraria vallisoletana por ameaça de bomba, durante a apresentação de um livro crítico com os dogmas cristãos, de Fernando de Orbaneja, e de que deram uma surra em Iñigo Ramirez de Haro, no Circulo de Belas Artes, durante a apresentação da peça "Me cago en Dios", eles foram informados de que não podiam gravar, mas poderiam ficar para ouvir a conferência. De fato ficaram, mas após cinco minutos foram embora, porque na escola de jornalismo não lhes deviam ter ensinado-lhes a fazer uma crônica de algo que foi dito e o que foi anotado. No dia seguinte, sim, eles se encarregaram de escrever que "a CNT veta El Día e nos proíbe de gravar e tirar fotos."

Se eles acreditam que as ameaças de ação judicial servirão para calar a nossa voz estão redondamente equivocados. No ano do assassinato de Francisco Ferrer, instigado pela Igreja, continuaremos listando os seus crimes e os encargos que representam para qualquer aspiração de liberdade. Continuaremos informando...

Antonio Ripoll

agência de notícias anarquistas-ana

O amanhecer,
Só cinco folhas douradas
No topo da Árvore

Rodrigo Vieira Ribeiro

Um comentário:

Denão Punk disse...

Estou orgulhoso deste companheiro Anarquista. Todos devem saber o que realmente foi essa tal de igreja católica. muito seguem sem ter essas informações bárbaras que ela cometeu.Se todos hoje que á frequenta não gosta de ... nazismo,abuso sexual,torturas,sensura e outras barbáries, Frequenta o lugar errado.