segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Jornada de luta pela liberdade de Mumia Abu-Jamal em Frankfurt






Jornada de luta pela liberdade de Mumia Abu-Jamal em Frankfurt

[Nas últimas semanas em ao menos quatro cidades alemãs aconteceram atividades públicas para exigir a libertação do jornalista radical negro Mumia Abu-Jamal e dar visibilidade a esta luta que é mais necessária que nunca, mas anda “silenciada” em muitos países.]

Nesta última sexta-feira (6), cerca de 100 pessoas saíram em passeata pelo centro de Frankfurt até o Consulado dos EUA da cidade, com faixas, cartazes e gritos. No protesto os manifestantes cantaram a música "Sacco e Vanzetti" para Mumia.

Em frente ao Consulado vários grupos e organizações fizeram discursos pela necessidade de lutar pela vida e liberdade de Mumia e o fim da pena de morte racista.

Depois de uma longa espera, o Vice-Cônsul-Geral dos EUA recebeu uma comitiva e uma resolução contra a pena de morte e pela liberdade de Mumia Abu-Jamal. Na ocasião uma escultura que devia ser enviada para Mumia foi negada pelo representante estadunidense, ela vai agora ser enviada pelo correio.

À noite, em praça pública, aconteceu um show e a exibição do filme sobre Mumia "In Prison My Whole Life" ("Na Prisão Minha Vida Inteira”). Muitas pessoas pararam e assistiram o filme. Foram distribuídos mais de 1.000 folhetos, bem como cartões postais para serem enviados a Mumia.

No geral, os organizadores consideraram a jornada de ação bem sucedida.

Mumia Abu-Jamal é um ex-integrante do Partido dos Panteras Negras que se tornou jornalista na Filadélfia e ficou popular com o seu programa de rádio "A voz dos sem-voz". Está há mais de 25 anos em isolamento total no corredor da morte nos EUA, falsamente acusado pela morte de um policial. Em 27 de março de 2008, a Corte Federal de Apelações dos EUA anulou a sentença de morte, convertendo-a em prisão perpétua. Em abril de 2009 o Supremo Tribunal Federal dos EUA recusou o último recurso legal de Mumia Abu-Jamal para um novo julgamento, restando apenas por decidir um pedido da acusação para o restabelecimento da pena de morte a Mumia, o que poderá levar à sua execução imediata.

agência de notícias anarquistas-ana

passos de pássaro
no telhado lá de casa
embalam sonhos

Marland

Nenhum comentário: