quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

[EUA] A vida de John Carlos: quem? - por Mumia Abu-Jamal

[EUA] A vida de John Carlos: quem?
Quem tem medo de John Carlos?

Talvez a melhor pergunta seria: Quem é John Carlos?

Esta pergunta surgiu alguns dias atrás, quando Carlos e o repórter esportivo David Zirin visitaram o acampamento Okupa Wall Street em Manhattan, Nova York.

Quem perguntou foi uma mulher de uns 20 anos, se Carlos poderia oferecer algumas palavras de apoio a entusiasmada assembléia. A jovem ficou com a mente em branco. Ela não reconhecia o nome.

Em vez de dar uma longa explicação, Zirin ficou de lado, jogou seu punho no ar e baixou a cabeça.

A jovem o observou e Zirin percebeu que seu rosto se iluminou. Ahhhh, sim! John Carlos! Isso, Jonh Carlos!

O Dr. Jonh Carlos, que junto com seu companheiro Tommy Smith, deixou uma marca indelével no esporte e na história no calor da Cidade do México em 1968, fez uso do “microfone do povo" que está nas vozes dos milhares que ocupam Wall Street, para dar uma mensagem simples mas poderosa: "Eu estou aqui para vocês" (ouviu o eco de milhares de vozes). Por quê? Porque eu sou vocês. Nós estamos aqui 43 anos depois, porque esta é uma batalha que temos que ganhar. O dia de hoje não é para nós mesmos, mas para os nossos filhos que virão”.

É um dos dois homens que abalou o mundo correndo como o vento e em seguida ficando de pé com o punho levantado envolto em uma luva preta, descalço, e com colar de liberdade vermelho, preto e verde. Depois de ganhar uma corrida histórica e medalhas Olímpicas, John Carlos deixou o flash das câmeras e o som dos telefones e voltou para a sua vida relativamente tranqüila.

Zirin acaba de publicar um livro fantástico escrito por Dr. John Carlos, intitulado simplesmente, The John Charles Story (A Vida de John Carlos, Haymarket, 2011). Desde a sua juventude no Harlem e seus cinco minutos transcendentais no palco onde as medalhas eram distribuídas nos Jogos Olímpicos de 1968, seguido por uma vida em que quase todas as instituições nacionais conspiraram para destruir a ele e Smith, pessoal, psicológica, econômica, e profissionalmente; aprendemos que os atos de dissidência custam caros na chamada "terra da liberdade".

Não vou estragar a história, mas o Dr. Carlos é um homem de extraordinária vontade e determinação, e este livro capta isto com humor misturado com tristeza.

Se você se interessa por esportes, corridas, a história dos anos 60 ou o Movimento de Libertação Negra, este livro vai te encantar e enfurecer.

Se muitas pessoas lêem este livro, talvez nenhum jovem em seus 20 anos nunca vai ter de perguntar: "Quem é John Carlos"

Do corredor da morte, sou Mumia Abu-Jamal.

Quinta-feira, 27 de outubro de 2011.

Fontes: http://www.edgeofsports.com/2011-10-14-656/Index.html: "Dr. John Carlos Raises His Fist With Occupy Wall Street".

John Carlos com Dave Zirin, The John Carlos Story, Haymarket Books, Chicago, IL, 2011. Visite: http://www.haymarketbooks.org/

agência de notícias anarquistas-ana
Apagando o risco
de giz neste quadro-negro—
Estrela-cadente.
Sergio Dal Maso

Nenhum comentário: