segunda-feira, 9 de outubro de 2017

[EUA] Ajoelhar-se pela justiça: O ato de Kaepernick, por Mumia Abu-Jamal – A.N.A.

[EUA] Ajoelhar-se pela justiça: O ato de Kaepernick, por Mumia Abu-Jamal
Um ato do ex 49ers do San Francisco Colin Kaepernick tocou um ponto sensível em todo o país. Há vários meses [na pré-temporada de 2016 da NFL] o talentoso quarterback tomou a decisão de manter-se de joelhos durante o hino nacional para chamar a atenção para o terrorismo policial contra pessoas negras.

Está pagando um preço muito alto por seu ativismo baseado em princípios – um preço que os não-atletas apenas podem compreender.

Os atletas profissionais não são simplesmente homens e mulheres que praticam um esporte para divertir-se. Os atletas de elite, especialmente a nível profissional, passaram uma grande parte de suas vidas no fisioculturismo para ganhar maior tônus muscular e aperfeiçoar seu ofício; alguns começaram na escola secundária ou preparatória. Sua firme devoção a um esporte produz uma capacidade de centrar-se que poucas pessoas jamais conseguem.

O fato de que Kaepernick [atualmente sem time] está sacrificando sua carreira profissional ante a hostilidade da NFL [principal liga de futebol americano dos Estados Unidos], fala bem do homem.

Seu protesto sustentado nos faz pensar nos esforços anti-guerra do falecido Muhammad Ali. A decisão de tirar sua licença para boxear lhe negou o êxito quando estava no topo de sua carreira. A perda não só foi sua, senão de todos seus fãs.

Da mesma maneira, os atletas John Carlos e Tommie Smith viveram muitos anos de repressão e discriminação por haver alçado o punho em saudação ao Poder Negro durante a entrega das medalhas nos Jogos Olímpicos de 1968 no México.

Colin Kaepernick segue nesta orgulhosa e honrada tradição, porque ao ajoelhar-se, ele se levanta por justiça para milhões de pessoas cujas vozes foram sufocadas.

Desde a nação encarcerada, sou Mumia Abu-Jamal.

Domingo, 24 de setembro de 2017
N. da T.: Centenas de jogadores seguiram o exemplo de Kaepernick e ainda mais nas recentes partidas da NFL após Donald Trump criticar os protestos e insultar os jogadores de futebol americano que protestam de tal forma, chamando-lhes “filhos da puta”. “Se os fãs da NFL se recusassem a ir às partidas até que os jogadores deixassem de faltar com o respeito à nossa bandeira e ao nosso país, veríamos uma mudança rápida. Que sejam demitidos ou suspensos“, afirmou o presidente no Twitter.

Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/08/24/eua-atletas-e-herois/

agência de notícias anarquistas-ana
Suave crepúsculo
Sol emoldurando o ocaso
O pássaro sonha


Tânia Souza
Fonte: https://noticiasanarquistas.noblogs.org/

Nenhum comentário: