sábado, 11 de junho de 2011

[França] Manifestação pela autogestão nas ruas de Paris - por ANA

[França] Manifestação pela autogestão nas ruas de ParisNo dia 21 de maio de 2011 teve lugar em Paris uma manifestação pela autogestão. Um mês antes os grupos aderentes da Federação Anarquista haviam realizado atividades por toda a França em torno deste tema, desde reuniões, debates, oficinas, até exibições de filmes, artigos e programas de rádio.

Esta iniciativa surgiu da constatação de que os anarquistas não podem se contentar apenas com mobilizações "contra", lutando apenas em resposta a um ataque em particular.Deve se botar em cima da mesa as nossas propostas e as nossas realizações. No final tomarmos a ofensiva em vez de nos limitarmos a combater as ofensivas - que resultam muitas vezes na negociação de recuos (retrocessos).

Do metrô Belleville até à Praça da República cerca de 300 pessoas desfilaram num cortejo jovem, animado e cheio de energia, através de uma Paris ensolarada.

Slogans foram gritados, mas também paradas pontuais em alguns lugares importantes da história antiga ou mais recente dos anarquistas (um espaço autogerido em luta, a sede da CNT no exílio, a bolsa do trabalho, etc.)Não esqueçamos nunca que há cerca de 140 anos, mais dia menos dia, os habitantes de Versailhes recuperaram o controle da capital naquela que foi chamada a Semana Sangrenta. Estes Versailheses, que hoje ainda estão no poder, no G8 ou próximo...

Depois dos manifestantes percorrerem as ruas do lado leste de Paris, por vezes sob fortes aplausos, o protesto terminou com alguns relatos de pessoas envolvidas em projetos autogeridos (padaria, escola, etc.)

Embora muitas vezes se tente passar a idéia de que as pessoas estão resignadas, abatidas e de que os nossos combates sejam de defensiva, este acontecimento aponta para um insólito sinal. Trata-se de um recomeço! Os dias maus estão a acabar!

Grupo Bairro Pirata da Federação Anarquista

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana
Parou de chover:
No ar lavado, as árvores
Parecem mais verdes.

Paulo Franchetti

Nenhum comentário: