quarta-feira, 29 de julho de 2009

China: Trabalhadores de fábrica de aço matam gerente - ANA

China: Trabalhadores de fábrica de aço matam gerente

Cerca de 30 mil trabalhadores de uma siderúrgica na China entraram em confronto com a polícia em protesto contra o plano de unir a usina com outra empresa e mataram a golpes o gerente geral da empresa, informou uma organização de direitos humanos neste sábado (25). Centenas de pessoas ficaram feridas no confronto, que ocorreu na sexta-feira, na cidade de Tonghua, disse o Centro de Informação para os Direitos Humanos e a Democracia, em Hong Kong.

Os trabalhadores do Tonghua Iron and Steel Group se opõem à intenção de que a Jianlong Steel assuma o controle da empresa, indicou o centro, acrescentando que a Jianlong, sediada em Pequim, controlou temporariamente a empresa no ano passado e os trabalhadores a culpam pelos problemas financeiros sofridos durante aquele tempo.

Nos protestos, os trabalhadores atacaram o gerente geral da Jianlong, Chen Guojun, e o mataram a golpes, disse o centro. Amigos de Chen confirmaram a morte do gerente. Os trabalhadores se irritaram porque Chen recebeu cerca de 3 milhões de yuans (US$ 438.000) no ano passado, enquanto aposentados receberam apenas 200 yuans (US$ 29) por mês, explicou o centro.

Os trabalhadores não permitiram que os serviços médicos entrassem na siderúrgica para ajudar o gerente, tendo também bloqueado estradas e destruído três viaturas da polícia, na cidade de Tonghua.

Fonte: ANA

Nenhum comentário: