quarta-feira, 29 de julho de 2009

Dave Mahoney é sentenciado a 90 dias de prisão.... Por ANA

Dave Mahoney é sentenciado a 90 dias de prisão, mas ele deve cumprir 56 dias da sentença

O anarquista Dave Mahoney – “a criança cartaz do RNC” do promotor Richard Dusterhoft – foi sentenciado na semana passada a 90 dias de prisão pela juíza Paulette Flynn no Tribunal de Justiça do condado de Ramsey. Com quatro dias de crédito por tempo servido somado ao bom comportamento, Mahoney provavelmente cumprirá 56 dias da sentença, fazendo com que seu último dia na prisão seja em 2 de setembro – aniversário de um ano da Marcha das Pessoas Pobres na Convenção Nacional Republicana (RNC) em St. Paul e dois dias antes do aniversário de sua detenção.

Mahoney foi preso pelo FBI e acusado de promover assaltos em segundo grau e ameaças terroristas durante os protestos contra a Convenção Nacional Republicana (RNC), em setembro de 2008, em St Paul, Minneapolis.

Chegando ao Tribunal vestindo uma camiseta escrita “Defenda o RNC 8” e juntamente com 20-30 amigo/as, Mahoney colocou um suéter antes de encarar a Juíza Flynn. Discursando ao seu favor, o advogado Bob Kolstad disse que estava “honrado de ter sido escolhido para representar o Sr. Mahoney”, e fez referências ao seu estreito laço com familiares e amigo/as que ele diz “serem muito dedicados ao que considero uma causa válida [a luta libertária]”.

Após cumprir a sentença, Mahoney voltará para a Inglaterra. A possibilidade de poder fazer isso foi um ponto crucial nas negociações de seu “plea agreement” (acordo processual). Sob o acordo, ele se declarou culpado de um ataque de segundo grau em troca de nove outros delitos que foram excluídos. Provavelmente ele voltará aos Estados Unidos durante os sete anos de sua liberdade condicional, porém exigem que Mahoney informe o oficial do condado de Ramsey e se submeta a sua supervisão.

Na corte, a retórica do promotor Dusterhoft foi típica, mas limitada. Ele pediu à Juíza Flynn para seguir o “plea agreement” – ela fez ao pé da letra – e chamou a acusação de “muito séria – poderia ser muito pior”. Kolstad, no entanto, pediu por uma sentença mais curta e para que metade dela fosse cumprida sob monitoramento domiciliar, um pedido que Flynn negou. Kolstad também fez referência ao recentemente falecido Secretário de Defesa Robert McNamara e o fato de ele nunca ter cumprido uma sentença por seus sucessivos crimes contra a humanidade, enquanto o delito alegado de Mahoney estava “em contraste, somente uns poucos momentos de sua vida”. Mahoney se recusou a falar alguma coisa em seu favor.

Lendo a sentença após se referir às “grandes quantidades de cartas que elogiosamente falavam do Mr. Kolstad” (daí então ela se corrigiu falando “Mr. Mahoney”), a juíza então leu o texto errado da sentença. Ela fez referências sobre uma possível sentença antes do “plea agreement” que daria 21 meses de prisão ao invés de 3. Se passaram alguns poucos segundos até o advogado Kolstad corrigir o erro; Flynn deu uma risadinha antes de corrigir seu engano.

Quando a fala da Juíza Flynn terminou, Mahoney foi levado diretamente em custódia para a prisão após abraçar Kolstad, e o/as apoiadore/as levantaram seus punhos no ar.

Visitas ao David na prisão estão começando a ser organizadas. Você pode escrever para ele no seguinte endereço:

David Terrence Mahoney

297 S. Century Ave

St. Paul, MN 55119 - EUA

http://helpdavemahoney.blogspot.com/

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

A mão que me espera
traça o caminho da volta
abrindo janelas.

Eolo Yberê Libera

Nenhum comentário: