segunda-feira, 28 de novembro de 2011

[EUA] O FBI utiliza um programa de televisão para encontrar a um fugitivo pela libertação animal - por ANA

[EUA] O FBI utiliza um programa de televisão para encontrar a um fugitivo pela libertação animal [O ativista Daniel Andreas foi incluído há meses na lista dos “Terroristas mais buscados” dos Estados Unidos.]

O programa de televisão “America’s Most Wanted” (“Mais procurados da América”) afirmou ter recebido uma nota que afirmava que um suspeito de atentar com dispositivos explosivos contra uma empresa de experimentação animal poderia estar vivendo no oeste de Massachusetts. Daniel Andreas já foi mencionado no mesmo programa três vezes, depois de ter sido acusado em 2004 por dois ataques explosivos contra empresas que mantinham negócios com a Huntingdon Life Sciences (HLS). Vive na clandestinidade faz 7 anos.

Em coletiva de imprensa, o FBI disse que havia recebido uma “recente e atual” nota em que localizava Daniel em Massachusetts, e pediu a ajuda do público para capturá-lo.

Estão à procura de Daniel por duas ações:

Um ataque explosivo em 28 de agosto de 2003 contra a Chiron, uma empresa de biotecnologia de Emeryville, Califórnia. Células Revolucionárias-Brigada de Libertação Animal assumiu a responsabilidade pela ação direta incendiária.

Um ataque explosivo em 26 de setembro de 2003 contra a Shaklee, outro cliente da HLS em Pleasenton, Califórnia. Também reivindicado por Células Revolucionárias-Brigada de Libertação Animal.

Se fosse condenado por todas as acusações, receberia uma sentença mínima de 30 anos de prisão.

Esta é a terceira vez que o FBI assegura que têm “pistas sólidas” sobre o paradeiro de Daniel. Nos últimos oito anos, também disse que ele estava na Costa Rica e Virgínia, mas nunca fez nenhuma prisão. E, embora o FBI tenha concentrado muita atenção sobre o caso por coletivas de imprensa ou programas de TV, e até mesmo incluindo Daniel na lista dos “terroristas mais procurados”, Daniel tem conseguido ficar na clandestinidade desde 2004. O FBI até incluiu uma lista de características que identificam Daniel, chegando a dizer que “segue uma dieta vegana, não come carne ou produtos que contenham derivados animais”.

Daniel é o primeiro cidadão dos EUA a ser adicionado à lista de “terroristas mais procurados” do FBI. As ações de que é acusado apenas causaram danos relativamente leves a edifícios vazios.

Fonte: Voice of the voiceless (Voz dos sem voz)

agência de notícias anarquistas-ana
Venha senhor trovão
Só não vá virar o vinho,
Nem deitar o pão ao chão.
Analucía

Nenhum comentário: