terça-feira, 1 de novembro de 2011

[Reino Unido] Rebeldes com Causa - por ANA

[Reino Unido] Rebeldes com CausaNos dias 8 e 9 de outubro aconteceu a Rebellious Media Conference [Conferência de Mídia Rebelde] em Londres, trazendo ativistas, organizações de imprensa independente e acadêmicos mundialmente conhecidos para discussões sobre como a mídia radical e independente pode fazer sua voz ser ouvida em uma indústria dominada pelo mainstream, meios de comunicação corporativa. A conferência - organizada pela Peace News, Ceasefire, NUJ, Red Pepper, Undercurrents e visionOntv - atraiu palestrantes como Noam Chomsky, John Pilger, Michael Albert e Greg Philo.

Junto a numerosas palestras e fóruns que ocorreram durante dois dias, as pessoas presentes tiveram a oportunidade de ter acesso a diversas publicações anarquistas com barracas da Freedom Press, SchNews e New Internationalist, e aprender mais sobre o trabalho de organizações como a Corporate Watch e Ceasefire, dentre muitos, muitos outros.

O primeiro dia da conferência aconteceu no Instituto de Educação (UCL), iniciando-se com uma fala de Chomsky com um Logan Hall lotado. Chosmky falou longamente sobre o movimento Occupy Wall Street que estava no momento se espalhando pelos Estados Unidos, criticando sua natureza reformista e chamando os manifestantes para radicalizar suas demandas com uma profunda análise das estruturas do poder que a elite utiliza para manter sua dominação. As palestras foram programadas para o dia inteiro no instituto, sobre uma variedade de temas fundamentais e curtas radicais sendo projetados nos intervalos de lanche.

No segundo dia, a conferência foi para a Friends House, com uma mudança de foco para os aspectos mais práticos da produção de mídia radical com seminários sobre fotografia, composição de notícias de imprensa, tradução e como fazer a maioria das redes de mídia social. Isto propiciou às pessoas presentes a oportunidade de conhecer outros produtores de mídia radical e compartilhar idéias e experiências em fóruns abertos.

A conferência teve continuidade com discursos de encerramento num painel que incluiu Noam Chomsky e Michael Albert com um chamado posterior para maior apoio mútuo entre as organizações de mídia radical. A conferência foi muito bem resumida, ainda, por Becky Hogge, que após ser questionada sobre como a conferência poderia ser "mais radical", declarou que o que importava não era o que foi dito no decorrer do fim de semana, mas o que cada um dos presentes faria quando a conferência tivesse terminado.

Anarchist Federation

http://www.afed.org.uk/

Tradução > Marina Knup

agência de notícias anarquistas-ana
Mesmo o velho eucalipto
Parece feliz –
Névoa da manhã.
Paulo Franchetti

Nenhum comentário: