quarta-feira, 28 de agosto de 2013

(Israel) Um leilão de arte para defender o grupo "Anarquistas Contra o Muro" - por ANA

(Israel) Um leilão de arte para defender o grupo "Anarquistas Contra o Muro"
 
O grupo anarquista precisa de um milhão de shekels para pagar honorários advocatícios em sua luta contra o Estado sionista e encontrou na arte uma maneira de arrecadar fundos, com obras doadas por artistas solidários.

Anarquistas Contra o Muro - conhecido grupo anarquista contra à construção de barreiras na fronteira com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza - encontrou uma maneira de se financiar: leiloando obras de arte.

Este grupo, cujos membros são frequentemente detidos e perseguidos de diversas formas pelo aparato judiciário-repressivo, encontrou no leilão de arte uma maneira de cobrir os honorários advocatícios (que não são poucos). Apesar de seus advogados cobrarem taxas reduzidas, a contas se acumulam e chegam a um total de 1 milhão de shekels (cerca de 280.000 dólares). Graças a artistas como Sigalit Landau, que doou várias obras, estes anarquistas encontram gênero que vender. Esta fórmula de financiamento é inspirada em diversas ONGs que fazem isso há anos.

Recentemente, membros do grupo anarquista foram se aproximando de artistas e galerias, pedindo doações de obras para uma exposição de venda, em troca de 25% do preço final. Cerca de 100 artistas concordaram em participar - alguns internacionalmente conhecidos como Landau, David Reeb e David Tartakover. Juntos, doaram mais de 150 obras, com um preço médio de 280 dólares. Embora cada artista decida que trabalho doar, muitos deles aproveitaram e cederam obras de caráter político claro, o que dá mais interesse para o leilão. A maioria dos artistas-doadores é de origem israelense, embora a exposição também inclua obras de ativistas e artistas palestinos que começaram sua carreira fotografando manifestações em suas aldeias.

Por uma "questão de princípio", Anarquistas Contra o Muro carece de personalidade jurídica, de modo que, para fazer a venda, um dos organizadores, Kobi Snitz, informou que chegou a um acordo com a ONG israelense Mulheres pela Paz, e a estadunidense Justiça Global. Segundo Snitz, esperam arrecadar 50.000 dólares através da venda e transformar este leilão em um evento anual.

A exposição será realizada na escola de arte Minshar em Tel Aviv e abrirá ao público em 29 de agosto. Os trabalhos também podem ser comprados online.

Veja as obras deste leilão aqui:


Mais informações (em Inglês) sobre o leilão aqui:


Anarquistas Contra o Muro:


agência de notícias anarquistas-ana

na teia de aranha
pernilongo desafina
fim da picada

Cachone

Nenhum comentário: