segunda-feira, 30 de julho de 2012

Abandono: Animais morrem no minizoológico do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão – por Moésio Rebouças

Abandono: Animais morrem no minizoológico do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão
Nas últimas semanas o minizoológico (leia-se campo de concentração animal ou espaço de confinamento de animais em ambientes artificiais e degradantes) localizado dentro do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão (SP), perdeu mais dois animais, de um grupo cada vez mais reduzido.

Entre as últimas vítimas estão um macaco prego e um jacaré de papo amarelo. Como sou persona non grata naquele local não consegui descobrir a causa mortis desses animais e nem se fizeram uma necropsia neles. Tudo é um mistério.

Mas tenho certeza que depois de ler esta nota a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai dizer, como sempre, que os animais morreram de “velhice” ou de “causa naturais”. No entanto, como venho observando e denunciando há anos, ali os animais não têm qualidade de vida, pelo contrário, sobrevivem, sofrem e morrem lentamente.

Além disso, para piorar ainda mais a sordidez daquele minizoológico, os pavões que ficavam soltos no entorno do lago artificial foram recentemente confinados numa área pequena, vergonhosa e humilhante. Nem sequer vegetação o lugar possui. Lá tudo é improvisado.
Novamente eu digo, não podemos fechar os olhos diante do sofrimento de seres que estão sendo violados em seus direitos fundamentais à vida, à liberdade e ao bem-estar. E já que animais não falam a nossa língua, temos que gritar por eles, pelo menos quem diz gostar destes seres.

Em anexo imagens que eu cliquei hoje (28 de julho) da indigna ilha artificial onde se encontra os dois macacos pregos (eles estão no alto da casinha de concreto) e do local sinistro aonde estão confinados um grupo de pavões.

Moésio Rebouças
“Minha doutrina é esta: se nós vemos coisas erradas ou crueldades, as quais temos o poder de evitar e nada fazemos, nós somos coniventes.” - Anna Sewell

Nenhum comentário: