quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fundador da ONG Sea Shepherd entra na lista dos procurados pela Interpol - Opera Mundi

Fundador da ONG Sea Shepherd entra na lista dos procurados pela Interpol
Paul Watson esta foragido e é conhecido pela sua luta contra a caça japonesa às baleias
A Interpol emitiu um comunicado na última terça-feira (07/08) pedindo a prisão do ecoativista Paul Watson após ele fugir da Alemanha no dia 22 de junho deste ano. Watson foi detido no aeroporto de Frankfurt no dia 13 de maio devido a um mandado de prisão emitido pela Costa Rica. Ele é procurado pelopaís centro-americano por ter supostamente colocado em perigo a tripulação de um navio durante uma operação contra a caça de tubarões em 2002.

O ativista canadense de 61 anos pagou uma fiança de 250 mil euros e aguardava a decisão da corte de apelações alemã em liberdade. Entretanto, no dia 22 de junho, ele não se apresentou à autoridades do país europeu e seu agente afirmou que ele havia deixado o território alemão. Watson é conhecido por ser o fundador da ONG Sea Shepherd, que realiza projetos e ações para a defesa dos oceanos.

“Desde que Watson mostrou, por sua fuga, que a confiança depositada neles não era justificada, o mandato de prisão emitido contra ele deve ser executado”, divulgou a corte alemã. Segundo a Sea Shepherd, Watson temia que, uma vez na Costa Rica, o Japão tentaria sua extradição para julgá-lo por atividades hostis à caça de baleias.

Foragido, Watson se manifestou no site de sua ONG: “Eu estou neste momentos em um local do planeta onde eu me sinto à vontade e em segurança, longe das conspirações dos dirigentes que fecharam seus olhos para a exploração de nossos oceanos”.

“Estou muito decepcionado com o governo alemão. É evidente, para mim, que o governo alemão conspirou com Japão e Costa Rica para me prender, para que eu possa em seguida ser levado aos japoneses”, explicou o ativista canadense, que ainda definiu os dois países como “peões” do Japão.
Segundo a Sea Shepherd, o incidente específico ocorreu em alto mar e em águas da Guatemala, durante uma operação para impedir a remoção de barbatanas de tubarão pelo barco Varadero, que navegava com bandeira da Costa Rica.
Navio da ONG Sea Shepherd, que luta pela preservação dos oceanos.
Fonte: http://operamundi.uol.com.br/

Nenhum comentário: