quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Saudável: Lobo marinho aparece em costeira no sul de Ilhabela (SP)

Saudável: Lobo marinho aparece em costeira no sul de Ilhabela (SP)
Lobo-marinho é encontrado em costeira no sul de Ilhabela. (Foto: Ronaldo Alves de Sousa/PMI)

Um lobo marinho da espécie arctocephalus tropicalis foi trazido pelas correntes marítimas até uma costeira no sul de Ilhabela nesta terça-feira (14). Ele foi encontrado por um morador, que chamou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Pesando aproximadamente 90 quilos e medindo 1,50 m, o lobo marinho é um macho adulto da região subantártica. Ao chegar ao local, a veterinária Olga Loureiro, do Programa de Respeito Animal da Secretaria de Saúde, constatou que o lobo marinho estava saudável e apenas havia parado na costeira para descansar.

A veterinária explicou que a principal dificuldade é conter os curiosos, pois não é recomendado se aproximar desse tipo de animal. Geralmente eles chegam cansados de nadar e a presença muito próxima das pessoas causam estresse ao bicho. A orientação é que as pessoas que avistarem esta espécie entrem em contato com Defesa Civil, Polícia Ambiental ou a Secretaria de Meio Ambiente.

Animais subantárticos
Em Ilhabela, nesta época do ano, aparecem muitos animais subantárticos que vêm com as correntes marítimas que margeiam a costa da América do Sul, em direção sul ao norte. São pinguins, leões, lobos e elefantes marinhos, focas e baleias. Esses animais chegam cansados e muitas vezes desnutridos devido ao esforço que fizeram para nadar e pela falta de alimentação adequada. Eles precisam descansar em ambiente calmo e tranquilo para se recuperarem. No caso de pinguins, eles aparecem entre julho e outubro.

Fonte: G1
Fonte: http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário: