terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Massacre no Chile: Pescadores de ostras matam focas-leopardo a tiros - Por Patricia Tai

Massacre no Chile: Pescadores de ostras matam focas-leopardo a tiros
Foto: El Pinguino
Continuam a surgir mais detalhes sobre o massacre que ocorreu há alguns dias na Bahia Parry, localizada no Parque Nacional Alberto de Agostini, no Chile, no qual foram mortas pelo menos três focas-leopardo de um grupo de doze que habitavam a área.
Segundo o jornal El Pinguino, a denúncia partiu do relato de um grupo de pescadores, e foi levada por Mario Merino, que trabalha como guia turístico na área, e entregou a história e as fotos ao Governo Marítimo de Porvenir e, mais tarde, ao Ministério Público.
De acordo com a história contada pelos pescadores, da embarcação María Isabel partiram disparos a dois animais que nadavam nas águas e a um outro que descansava na areia. Esta embarcação estava no local junto a outros 50 barcos para extrair ostras. A situação chamou a atenção, pois no Chile é proibido portar armas de fogo em embarcações.
Embora a situação tenha sido defendida por funcionários do Instituto de Fomento Pesqueiro, alegando que se tratava de defesa contra um ataque dos animais, ficou uma dúvida – que deverá ser resolvida nos tribunais – se a área, que tem sido procurada por pescadores por ser uma das poucas áreas não afetadas pela maré vermelha, pode ser efetivamente aberta para remoção de ostras, já que faz parte de um Parque Nacional e é declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO, o que significa a garantia de toda a biodiversidade na área, incluindo as águas adjacentes à área terrestre.
O caso segue para os tribunais.

Nenhum comentário: