“Fake News”. Falso
moralismo político. Busca da “democracia” por meio de golpes. Como as táticas
atuais da propaganda de direita requentam as dos anos 1960
“O Brasil precisa de você” e “A Máquina Comunista” são dois documentários brasileiros de teor antissocialista. A mensagem de ambos é praticamente a mesma: “há um perigo iminente que precisa ser extirpado. Caso contrário, o Brasil caminhará para uma ditadura totalitária e sanguinária.” A corrupção, a desordem e a crise econômica e institucional seriam as provas inequívocas da ameaça que ronda a sociedade.
No primeiro caso, “O Brasil precisa de você”, o narrador faz
um convite direto ao telespectador, convocando-o para participar de forma ativa
na sociedade. A missão proposta seria a conformação de uma “nova democracia” no
Brasil.
Mas o que seria exatamente essa “nova democracia”? O
documentário não explica. Porém, em outro momento, fica claro que o que está
sendo sugerido não é exatamente a ampliação da representação popular. É um
“projeto civilizacional”. Seria necessário levar a democracia a quem não a
“conhece”: “um novo conceito de democracia precisa ser levado aos estudantes,
aos operários e aos homens do campo”.
Tratava-se, portanto, de uma cruzada para “esclarecer”
grupos específicos e impedir que tais pessoas fossem vítimas de “ideologias
exógenas”, perigosas. “Muitos estão de braços cruzados, esquecidos que a
democracia não pode ser defendida por comodistas”, lembra a voz grave do
narrador.
O perigo, obviamente, é o comunismo. Apresentado como o
projeto totalitário sucessor do nazismo. Essa conclusão é recheada com imagens
dos mortos, cercas de arame farpado e pessoas famintas. A antítese do que seria
a liberdade liberal.
No segundo exemplo, “A Máquina Comunista”, a narrativa é
semelhante. O documentário inicia com a fala de um sujeito, Ricardo Gomes
(apresentado como empresário e advogado), afirmando que o projeto marxista é
inverter a classe exploradora. E, para isso, “eles estariam tomando o Estado
por dentro”. E o empresário alerta: “espero que ainda não tenhamos passado pelo
point of no return, do estado de coisas além do qual é impossível voltar”.
A duas montagens cinematográficas são produzidas de modo a
dar um recado ao telespectador. Mas quem seria essa pessoa? Certamente não é um
indivíduo qualquer. É o sujeito que precisa civilizar o homem do campo, no
primeiro caso; ou aquele que teme uma opressão dos de baixo, no segundo.
Se o interlocutor não é o operário, não é o homem do campo,
restariam apenas as classes média e alta. O VOCÊ, do título do primeiro
documentário, é absolutamente o mesmo VOCÊ da capa da Veja, que alertava sobre
os perigos de expandir os direitos trabalhistas. O restante: “ELES”, o outro,
as classes perigosas, que, como lembra Ricardo Gomes, querem nos explorar do
mesmo modo que nós os exploramos. Em suma, é a empregada doméstica que, ao ter
direitos, assusta VOCÊ com a possibilidade de um dia precisar lavar louça.
Há, porém, um detalhe que estava sendo omitido. Esses dois
exemplos, apesar das semelhanças, não são contemporâneos. Não foram feitos pela
Editora Abril, pela Rede Globo ou por qualquer órgão tradicional da imprensa.
Muito pelo contrário, há mais de cinquenta anos separando a primeira película,
produzida pelo IPES, órgão criado em 1962 por empresários para financiar a
propaganda anticomunista; do segundo caso, retirado de uma de uma série de
cinco documentários, lançados ano passado, num evento intitulado “Brasil Paralelo”.
Segundo os organizadores, esse “congresso virtual” foi
realizado por jovens cansados de “ouvir sempre o mesmo lado de história”. Eles
seriam os pioneiros de uma revolução intelectual que iria devolver a “verdade
sobre o nosso povo”. Escondida pelos professores e pela mídia, “infestadas de
esquerdistas”. “‘O Brasil Paralelo’ se propõe a trazer outra versão da história
do Brasil. Após muito trabalho. Noites sem dormir. Viagens exaustivas.
Colocamos dinheiro do nosso próprio bolso. Assumimos o risco.”
Anúncio do documentário Brasil Paralelo
O depoimento é comovente. Alguns jovens, cansados de ser manipulados, recebem uma revelação e resolvem sair numa empreitada arriscada. Trabalhando duro e desembolsando uma enorme quantia em dinheiro, sem sequer saberem se haveria retorno. Tudo em nome do conhecimento. A impressão é que, mais de 50 anos depois, esses rapazes ouviram a convocação do IPES e colocaram a “mão na massa” para construir “a nova democracia”.
O depoimento, porém, é tão cativante quanto irreal. O
projeto tem mais de 123 horas de entrevistas com “especialistas” de todo o
Brasil. Os cinco documentários foram produzidos de forma profissional, com
imagem e edição de alta qualidade. Só para ter uma ideia, nenhuma universidade
pública brasileira teria dinheiro para fazer algo dessa magnitude. Certamente,
a aventura dos garotos custou alguns milhões. De onde veio tanto dinheiro? O
que estaria por trás da sublime iluminação intelectual desses jovens?
Esse não é um caso isolado. Movimentos como o MBL já possuem
escritório próprio, militantes profissionais, programas de notícias e
entrevistas no Youtube. Organizaram manifestações em que cada trio elétrico foi
alugado por cerca de 30 mil reais. Segundo os responsáveis pelo MBL, também
formado por “garotos iluminados”, os gastos são financiados com venda de
camisetas, chaveiros, broches e doações. Difícil de acreditar.
Quem estaria fomentando esse discurso? Bem, nesse caso,
seria preciso uma ajudinha do passado. Conhecemos melhor a história dos seus
avós, IPES e IBAD, do que dessas novas ramificações.
A história é importante, pois nos dá uma perspectiva
temporal. Assim, evita certas manipulações discursivas. O documentário do IPES
convoca a “sociedade” para levar um novo conceito de democracia ao “homem
ingênuo”. Hoje sabemos que essa nova democracia representou, na prática, 21
anos de ditadura militar.
No fim, as vítimas foram as mesmas pessoas mobilizadas
contra um perigo imaginário e em nome de uma democracia que ninguém conseguia
definir ou explicar. VOCÊ também pagou o pato.
A Máquina de Propaganda AnticomunistaO que estamos chamando de “macarthismo brasileiro”, a grosso modo, começa em 1945. Após um duplo movimento: a democratização e o início da Guerra Fria. (Como este texto pretende ser curto, não vou abordar a propaganda anticomunista anterior à Guerra Fria).
Há também um importante deslocamento na esfera
política/ideológica. Ao longo da década de 1930, o nacionalismo estava
associado à direita política. Tanto o varguismo quanto o integralismo tinham
como um dos seus principais motes a luta contra o “comunismo
internacionalista”. No pós-guerra — com a vitória dos aliados e o renascimento
do liberalismo, de um lado; e com a configuração de um modelo de
desenvolvimentismo latino-americano e do trabalhismo, de outro —, há uma
inversão. Essa duas variáveis irão promover a rearticulação do discurso
ideológico. Doravante, o internacionalismo se identificará com a direita e o
nacionalismo com a esquerda do espectro político.
A política partidária passou a ser rivalizada por dois
projetos de país. De um lado, o nacionalista trabalhista, que defendia um
crescimento autônomo e com distribuição de renda. O principal partido a
representar tais anseios era o PTB. Do outro, estavam os liberais, que viam o
mercado como o agente do crescimento e do progresso. A UDN era a trincheira
institucional desse pensamento. O PSD, partido de centro e mais pragmático, era
o fiel da balança entre esses projetos rivais.
A UDN tinha dinheiro, muito influência na mídia e uma base
social sólida. Porém, convivia com um dilema. O partido era visto como
elitista. Antipovo. Seu eleitorado era o VOCÊ da propaganda. Não se elege um
presidente apenas apelando para uma classe social. O discurso liberal tinha
pouca aceitação entre os trabalhadores, pois estes entendiam que a CLT era o
que os protegia das oscilações do mercado e das arbitrariedades dos mais
poderosos. Como, então, defender o liberalismo e ao mesmo tempo ser popular?
Tarefa difícil. Nas eleições de 1945, por exemplo, após uma fala infeliz do
candidato Brigadeiro Eduardo Gomes (UDN), o PTB lançou a campanha: “marmiteiro”
não vota em “grã-fino”. Referência ao elitismo do militar, que havia dito num
comício que desprezava o voto dos getulistas, uma “malta de desocupados”.
Na impossibilidade do liberalismo seduzir grande parte da
opinião pública, num país tão desigual quanto o Brasil, a estratégia empregada
pela direita pode ser representada por um tripé. Primeiro, houve um apego à
moralidade. Os jornais manipulavam de modo seletivo os casos de corrupção, com
o objetivo a deslegitimar certas agendas. Um exemplo, que voltou a ser lembrado
recentemente, foi o apartamento em Ipanema, na Avenida Vieira Soto, que os
jornais acusaram Juscelino Kubitschek de ser o proprietário e de ter colocado
no nome de um amigo para ocultar esse patrimônio.
Por que discutir sobre a importância estratégica da
Petrobrás? Melhor acusá-la de balcão de negócios. As histórias dos escândalos
de corrupção acompanham de forma impressionante a estruturação de um projeto
nacional autônomo. Além do já mencionado Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas e
João Goulart também sofreram com o cerco moralista. A oposição, diziam, não
passaria de populistas demagogos, que querem comprar o apoio das camadas
desfavorecidas com benesses quiméricas. O objetivo deles, contudo, seria se
perpetuar no poder e usá-lo em benefício próprio.Ora, se um pequeno grupo “compra” a maior parte da população “ignorante”, incapaz de decidir por conta própria, não há democracia. Essa era a lógica subjacente ao chamado do IPES direcionado aos “homens esclarecidos”.
Mas qual seria exatamente o perigo? Se ele não existia no
mundo concreto, precisaria ser criado no imaginário. Vamos, então, para a
segunda perna do nosso tripé. A retórica alarmista. O estímulo do medo.
Materializada na propaganda anticomunista, que é o foco principal do presente
artigo.
O historiador Geraldo Cantarino, no livro Segredos da Propaganda
Anticomunista, compilou uma série de telegramas altamente secretos
sobre a ação do Information Research Departament (IRD). O IRD era a unidade
secreta do Ministério das Relações Exteriores britânico, responsável pela
propaganda antissoviética no Brasil. Todos os documentos apresentados abaixo
sobre o IRD, foram retirados deste livro.
Segundo os documentos, as informações divulgadas pelo órgão
não poderiam ser percebidas pela população como propaganda, para não perderem a
eficácia. A estratégia adotada seria a de “cavar e empacotar”. Ou seja, seriam
selecionadas notícias negativas para serem distribuídas pela imprensa mundial.
Em outros casos também seriam plantadas na imprensa informações falsas. “O
principal papel desempenhado pelo IRD foi, então, o de disseminar a propaganda
cinza e sem determinar a origem, com o objetivo de atrair a atenção ou
confundir o público leigo.” (Geraldo Cantarino).
Essa estratégia escondia os laços entre empresários
brasileiros e as agências internacionais de inteligência. Um cidadão lia uma
reportagem fabricada pelo IRD, digamos, no jornal O Globo e não sabia da sua
procedência e nem da veracidade dos dados apresentados. Como a agência
abastecia praticamente toda a imprensa, a mesma narrativa era encontrada no Jornal
do Brasil ou na Folha de São Paulo, apresentando os mesmos dados. Assim, a
“propaganda cinza” ia sendo massificada, modelando o imaginário anticomunista.
“A capacidade da CIA e da IRD de disfarçar seu apoio financeiro a diversas
atividades por muitos anos foi decisiva para o sucesso da propaganda ocidental,
sendo que grande parte dela não era reconhecida como propaganda.” (Geraldo
Coutinho).
Entre os parceiros do IRD no Brasil estavam jornalistas,
intelectuais, sindicalistas e padres. E, claro, praticamente todos os donos de
jornais, incluindo marcas conhecidas e ainda hoje em atividade, como: O Globo, O
Estado de São Paulo, Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil.
Durante o período stalinista, a imprensa mundial pouco sabia
o que acontecia para além da cortina de ferro. Assim, as agências estrangeiras
de informação preenchiam essa lacuna, municiando a mídia brasileira com
informações falsas.
Segundo Geoffrey Stow, oficial de informação da embaixada
britânica no Brasil, o país não correria o risco de uma revolução comunista,
pois a imprensa, os militares e a Igreja Católica eram fortemente
antissocialistas. E foi com essas instituições que o IRD e a CIA trabalharam em
parceria. Por meio da imprensa, as agências se comunicavam com a classe média.
A Igreja Católica era o canal com o homem pobre. E os militares, o último elo
da nova democracia, ou seja, aqueles que poderiam substituir as eleições, caso
estas saíssem do controle.
Mas as rivalidades internas não deixavam de criar
dificuldades. Nos primeiros anos de atividade do IRD, Stow queixava-se da
dificuldade em “plantar” notícias em São Paulo. O governador Adhemar de Barros
teria advertido os jornais a não publicarem esse tipo de material, ele queria o
apoio dos comunistas nas eleições presidenciais seguintes. O jornal O Globo
também criou dificuldades. Segundo o mesmo Geoffrey Stow, havia uma séria
questão que precisava ser resolvida para que o material anticomunista se
alastrasse pelo Brasil: “A queda é em função do fato de que um de nossos
clientes regulares, O Globo, insistiu que só publicariam esses itens se no
futuro obtivessem exclusividade”. Tal contratempo logo foi resolvido com um
afago: “estamos enviando para eles cinco itens exclusivos por semana”. Mas Stow
não deixou de lamentar a teimosia dos Marinho: “isso, claro, reduz o número de
itens disponíveis para outros jornais”.
Nos anos 1960, há a retomada dos movimentos de esquerda,
sobretudo no campo. “É muito curioso porque o país nos anos 1960 toma
consciência da necessidade de dar um passo. Um passo na direção da democracia.
Um passo na direção da nação.” (Plínio de Arruda Sampaio, O Dia Que Durou 21
Anos). O que o socialista Plínio de Arruda Sampaio entendia como “um passo em
direção à democracia” era visto pela embaixada americana como um passo (largo)
para o totalitarismo. A vitória da Revolução em Cuba também acendeu o “sinal de
alerta”. O Brasil entrava definitivamente no radar americano.
O documentário O dia que durou 21 anos (todos os
documentos abaixo, referidos à embaixada americana, foram retirados dessa
obra), reproduz as correspondências trocadas entre o embaixador dos EUA, Lyndon
Gordon, e o presidente John Kennedy. Em um desses telegramas, Gordon informa:
“Goulart discursou defendendo o nacionalismo verde-amarelo. Leonel Brizola,
governador do Rio Grande do Sul, desapropriou duas empresas norte-americanas
(Amforp e ITT), tais ações são uma ameaça aos interesses econômicos dos EUA e
são consideradas totalmente inaceitáveis.”
Como podemos observar, o critério que unia “nacionalismo” e
“comunismo” eram os interesses americanos. O nacionalismo bom era aquele
anticomunista, enquanto o ruim era o que buscava maior autonomia frente à
influência dos EUA.
A opinião de Gordon, porém, essa não era a mesma do IRD,
agora dirigido por Robert Evans. Evans demonstrava uma percepção da realidade
nacional mais refinada que a do embaixador norte-americano: “muito tem sido
escrito sobre o perigo de insurreição no campo. Eu acho um exagero”. Em outra
passagem do relatório, Evans diz que o nacionalismo, que tanto incomodava os
EUA, era uma faca de “dois gumes”: do mesmo modo que dificultava a hegemonia
norte-americana na região, também afastava outras ideologias como a comunista.
A agência britânica propunha novos métodos para isolar os
comunistas. Para Evans, seria preciso estimular a “esquerda saudável”, ou seja,
a esquerda não-comunista. “Ela continua a ser um fator estabilizador, que atua
como um freio no movimento de esquerda.”
Mas essa tarefa era arriscada. Os conservadores tinham
dificuldades de diferenciar essas esquerdas e tal prática poderia alarmar a
direita. O oficial britânico conclui defendendo mais recursos em palestras para
o público brasileiro sobre o trabalhismo inglês (mais moderado), visitas de
professores e pesquisadores ao Reino Unido, assistência a autores brasileiros,
apoio a projetos selecionados, bolsas de estudos etc.
Evans entendia que a esquerda era uma realidade política
inevitável. Havia certa indignação e uma crescente vontade de mudanças
estruturais no interior da sociedade brasileira. Essa energia política não
seria dissipada pelo discurso conservador. Por isso, a necessidade de
fortalecer a esquerda reformista, única capaz de conter o avanço do
“radicalismo” dentro da classe média. “Estou convencido de que a mistura de
nacionalismo, patriotismo, antiamericanismo, marxismo e muitos outros ismos se
consolidará gradualmente em um partido de centro-esquerda.”
Essa definitivamente não era a opinião dos norte-americanos e
dos conservadores brasileiros. A estratégia destes grupos foi oposta à de
Evans. Ao invés de separar a esquerda “saudável” da esquerda marxista, eles
colocaram todos no “mesmo saco”. A ideia era confundir de modo proposital as
Reformas de Base com a economia planificada. Desse modo, poder-se-ia jogar todo
o peso de anos de propaganda anticomunista nas costas da esquerda reformista.
Se os britânicos desejavam amenizar as tensões empurrando a esquerda para o
centro, a CIA queria acirrar os conflitos, os antagonismos, para justificar uma
solução armada.
O complexo IPES/IBAD: o ovo da serpente do golpe
Kennedy: Quanto vamos ter que colocar nisso?
Gordon: Isso é coisa de uns poucos milhões de dólares.
Kennedy: Isso é muito dinheiro. Afinal, você sabe que numa campanha presidencial aqui, você gasta cerca de 12 milhões.
Gordon: Mas nós não podemos correr riscos.
(O Dia que Durou 21 anos)
No Brasil, o IPES apresentava-se como alternativa à
radicalização política, tanto à direita quanto à esquerda. Dizendo ser um
centro de estudos científicos e, por isso, “apartidário”, o órgão se colocava
contra a “esquerda radical” e a “direita tradicional”. Enquanto a primeira
supostamente queria transformar o Brasil numa “república sindicalista”, e a
segunda não aceitava qualquer forma de mudança, eles estariam propondo as
verdadeiras reformas estruturais.
As reformas não passariam pela redistribuição de terra, mas
pela modernização do campo. Era preciso levar o capitalismo para o interior do
Brasil. Diminuir a burocracia. Controlar a inflação. Estabilizar a economia.
Acabar com a corrupção. E, principalmente, abrir o mercado brasileiro e pôr fim
ao controle de fluxo de capitais.
Segundo o historiador Moniz Bandeira, tais agências
funcionavam como holding, coordenando várias subsidiárias. Dentre elas: Ação
Democrática Parlamentar (ADP), Campanha da Mulher Democrática (CAMDE), Frente
da Juventude Democrática (FID) e Movimento Sindical Democrático (MSD). Para
financiar essa sofisticada rede, houve ativa participação também do capital
privado, dentre as empresas mais ativas, Moniz Bandeira destaca: Texaco, Shell,
Bayer, IBM, Coca-Cola e Souza Cruz. É interessante notar a forte presença das
petroleiras no financiamento da propaganda anticomunista.
Para massificar a narrativa liberal, o complexo IPES/IBAD
produzia filmes e documentários (14 no total). Publicava revistas. Atuava nos
quartéis. Financiava pesquisas. Chegando, inclusive, a comprar vários deputados
nas eleições de 1962.
Em depoimento, Plínio de Arruda Sampaio lembrou:
“Na eleição em que eu fui candidato, fui procurado por um
cidadão que queria me oferecer dinheiro para a campanha. Aí eu perguntei: qual
é a contrapartida? Ele respondeu: nós só queremos que você defenda a
democracia.” Meses depois foi aberta uma CPI na Câmara, para investigar o IBAD,
que constatou que este recebia dinheiro do exterior para comprar deputados.
“Foi um desfile de deputados dizendo: eu recebi, mas eu não sabia. Não havia
nenhum minuto do Brasil, das 24 horas do dia, em que não houvesse uma emissora
financiada pelo IBAD dizendo algo contra o presidente João Goulart.”Essa rede permitiu a circulação da propaganda anticomunista em vários segmentos sociais, consolidando uma narrativa alternativa às reformas. Pior, a estratégia buscava convencer a população de que o país caminhava para uma ditadura sanguinária, aumentando as tensões políticas e os conflitos. O objetivo era justificar uma solução pela força. A ideia do IRD, de fomentar a “esquerda saudável” para barrar o avanço dos comunistas, havia sido abandonada em definitivo. O que se pretendia era construir uma base social capaz sustentar o golpe militar, que já estava sendo gestado.
Considerações Finais
Foi, portanto, com a criação do complexo IPES/IBAD que o
cerco propagandista contra as Reformas de Base estruturou-se em definitivo. Os
efeitos foram profundos.
O leitor atento deve ter percebido que, ao me referir à
estratégia política dos conservadores, mencionei um tripé. A primeira perna era
o discurso moralista. A segunda, o estímulo do medo e o seu substrato, o ódio.
Ficou faltando explicar a última perna: o golpe!
A retórica alarmista, provocada pela propaganda
anticomunista, obviamente, não é desinteressada. O discurso oficial da Guerra
Fria separava a política em duas esferas antagônicas: o “Mundo Livre” e o
“Império do Mal”. A fronteira entre essas duas realidades, aparentemente
inconciliáveis, seria justamente a democracia e a liberdade. Porém, para evitar
um desenvolvimento autônomo e manter a hegemonia americana no continente, o
conceito de “democracia” precisou, e muito, ser alargado.
Como lembrou o filósofo Noam Chomsky, há pelo menos duas
acepções possíveis para a palavra “democracia”: a primeira seria aquela em que
o povo participa ativamente dos destinos coletivos e, portanto, tem acesso a
educação de qualidade e os canais de informações são acessíveis e
diversificados.
A outra considera que o povo deve ser mantido afastado dos
assuntos públicos e, por isso, o acesso à informação, assim como a percepção da
realidade, deve ser restrito. Podemos concluir, dessas duas noções propostas
por Chomsky, que, durante a Guerra Fria, os EUA promoveram a primeira definição
no plano simbólico e a segunda na prática.
Esse era o significado da “nova democracia” do IPES. A
propaganda funcionou. Entre os dias 19 de março e 8 de junho, aconteceram as
famosas Marchas da Família com Deus Pela Liberdade (contra a ameaça comunista).
Estava consolidada a base social necessária para um golpe de Estado.
Apenas olhando para o nome dessas manifestações, percebe-se
a influência da Igreja, que os documentos do IRD chamavam de parceira
confiável. Os símbolos religiosos foram manipulados, de forma sistemática, para
a conformação do imaginário anticomunista: a figura do comunista era
frequentemente associada à sombra, às trevas e ao mal.
O discurso liberal também usava de forma paradoxal com o
conceito de “liberdade”. E as ambiguidades foram muitas, começando pelo fato de
que essa liberdade representou 21 anos de Estado de Exceção. Instaurou-se uma
ditadura em nome da democracia.
A partir de junho de 2013, o discurso alarmista
anticomunista reapareceu no Brasil. Não por coincidência, tal fenômeno ocorreu
durante um governo com características muito próximas às posições defendidas
pelo presidente deposto João Goulart. A presidenta Dilma Rousseff também não
concluiu seu mandato, sofrendo impeachment num processo extremamente duvidoso,
para usar um eufemismo.
A maior dificuldade nos anos 1960 era a distribuição de
material propagandista. Com o advento das redes sociais, essa barreira
desapareceu. Os think tanks ultraliberais se espalharam de forma espantosa em
poucos anos. Replicando um discurso plastificado. Ou melhor, “cavado e
empacotado”.
Bem, o restante da história você conhece. Vou deixar,
portanto, a análise crítica do atual momento para o leitor. Termino por aqui.
Não vou convidar você para nenhuma cruzada salvacionista. Mais importante do
que acertarmos é não repetirmos os mesmo erros. Ou melhor, não cairmos nas
mesmas armadilhas.
–Para Saber Mais
BANDEIRA, Luis Alberto Moniz. O Governo João Goulart: as
lutas socais no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
BANDEIRA, Luis Alberto Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
CATARINO, Geraldo. Segredos da Propaganda Anticomunista: documentos diplomáticos revelam a atuação do IRD, um departamento secreto do governo britânico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.
CHOMSKY, Noan. Mídia: propaganda política e manipulação. Martins Fontes, 2013.
DREIFUSS, René Armand. 1964 — A Conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis (RJ): Vozes, 1981.
DocumentáriosBANDEIRA, Luis Alberto Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
CATARINO, Geraldo. Segredos da Propaganda Anticomunista: documentos diplomáticos revelam a atuação do IRD, um departamento secreto do governo britânico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.
CHOMSKY, Noan. Mídia: propaganda política e manipulação. Martins Fontes, 2013.
DREIFUSS, René Armand. 1964 — A Conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis (RJ): Vozes, 1981.
O Dia Que Durou 21 Anos
Congresso Brasil Paralelo, capítulo 04: A Máquina Comunista
IPÊS: O Brasil precisa de Você
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