terça-feira, 22 de maio de 2012

Ato de sensibilização/EUA: Ativistas participam de manifestação contra o consumo de carne - Por Patrícia Tai

Ato de sensibilização/EUA: Ativistas participam de manifestação contra o consumo de carne

Foto: Elisabeth Torres

A ONG PETA realizou mais um protesto no último sábado, na 3rd Promenade em Santa Mônica (California, EUA), em frente a um conhecido mercado de agricultores. Centenas de clientes pararam para olhar os modelos pintados de vermelho imitando sangue e embalados em isopor como quilos de carne moída. Embora o protesto tenha sido visualmente perturbador, atraiu muitos transeuntes que pararam para pegar folhetos e fazer perguntas. As informações são da Global Animal.

A ideia de que os corpos dos animais têm as mesmas partes que as nossas, e que eles realmente têm que ser mortos para servir de comida, muitas vezes parece escorregar da mente das pessoas no supermercado quando estão escolhendo a sua carne muito bem embalada. Confrontar as pessoas com a dura realidade do que é preciso para que elas saboreiem aquele pedaço de frango ou bife pode fazer pensar duas vezes na próxima vez em que estas forem comprar os seus mantimentos.

Todos os anos, um americano médio consome preocupantes 90 quilos de carne. Além de ser cruel, a enorme quantidade de carne consumida levanta outras questões. São necessários cerca de 2.500 litros de água para produzir um quilo de carne, 100 vezes mais do que é preciso para produzir um quilo de trigo. Aproximadamente 45 por cento de toda a terra do mundo está direta ou indiretamente envolvida no mercado de criação de gado, e mais florestas são desmatadas a cada dia para atender a demanda da produção de carne. Se é preciso que pessoas realizem performances cobertas de sangue falso para que os consumidores percebam o que estão comendo, que assim seja. E, no mínimo, é esperado que os clientes que passam por elas em seu caminho para o mercado possam comprar mais vegetais do que de costume após se depararem com a cena.
Fonte: http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário: