Vítimas da ação dos homens: Pelo menos 16 espécies de tubarão estão em perigo de extinção no México
Foto: Reprodução/Prensa Latina
Dezesseis espécies de tubarões do México se encontram hoje em perigo de extinção ou ameaçadas de acordo com a avaliação do Grupo de Especialistas de Tubarões da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Ao analisar o estado das populações de tubarões na região da América do Norte, América Central e Caribe, a UICN encontrou que 23 famílias destes peixes apresentam problemas de diminuição de seus conglomerados e delas, 16 são espécies que habitam águas mexicanas.
De acordo com o estudo, o tubarão martelo comum (Sphyrna lewini) e o martelo gigante (Sphyrna mokarran) foram classificados como em perigo de extinção, enquanto outras como o tubarão baleia, peregrino, branco, mako, pontas brancas, preto, entre outros figuram como ameaçadas.
A pesca e a destruição dos habitats da costa como os mangues que servem de zonas de alimentação e criação, foram apontadas dentre as principais causas do problema, advertiu o organismo.
Frente a este cenário, a Comissão Nacional de Pesca e Aquacultura decretou pela primeira vez em junho do 2012 uma proibição temporária a pesca de tubarão por três meses.
Fonte: Prensa Latina
Retirado: http://www.anda.jor.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário