terça-feira, 2 de setembro de 2014

Até 7 de setembro, Brasil dirá se quer uma política independente do dinheiro – por Antônio Lassance


Até 7 de setembro, Brasil dirá se quer uma política independente do dinheiro
"Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?"

De 1º a 7 de setembro, os cidadãos, nas ruas, podem expressar sua opinião e registrar seu voto sobre o assunto.

A proposta tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de uma profunda reforma política no país, democratizando as eleições e os partidos e estabelecendo mais rigor e controle sobre aqueles que nos representam politicamente.

Um dos alvo da campanha é o de demonstrar o dano causado à política nacional pelo financiamento empresarial às campanhas políticas.

O plebiscito é organizado pelo Movimento pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Reúne quase 400 entidades dos movimentos sociais, entre sindicatos, associações e partidos políticos.

Cerca de mil comitês populares no país se encarregarão de espalhar urnas e organizar a coleta e apuração do resultado. 

A meta dos organizadores é a de alcançar cerca de 10 milhões de votos, o mesmo número conseguido, em 2002, plebiscito popular que rechaçou a adesão do Brasil à Área de Livre Comércio das Américas (Alca). 

Enquanto isso, no mais absoluto contraste, a Câmara dos Deputados faz mais uma tentativa de esforço concentrado tentando, justamente, barrar a Política Nacional de Participação Social.  
A oposição e parte dos parlamentares da base aliada (principalmente do PMDB) insistem em votar um decreto do Congresso  (PDC 1.491/2014) que  sustaria o decreto presidencial que regulamentou a política e determinou que a administração pública se abra mais para a participação popular.

Os parlamentares contrários se veem ameaçados pela política que, segundo eles, invadiria suas atribuições.

A semana tem também novo debate entre os presidenciáveis (segunda, 1º, às 17h45min, promovido conjuntamente pelo portal UOL, Folha de S. Paulo, a rede SBT e a rádio Jovem Pan) e novas rodadas de pesquisa (Ibope e Datafolha).

Na economia, a grande expectativa é sobre o resultado da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom, dias 2 e 3) sobre a taxa básica de juros do país.

Fonte: http://www.cartamaior.com.br/

Nenhum comentário: