sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Dennis Banks, guerreiro pelos direitos indígenas. Presente! - por Mumia Abu-Jamal

Dennis Banks, guerreiro pelos direitos indígenas. Presente!
No final dos anos 60 e princípios dos 70, dois nomes sobressaíram nas comunidades nativas americanas para significar resistência contra a repressão branca e os ataques a vida indígena: Russell Means e Dennis Banks.

Os dois homens haviam vivido durante um tempo em áreas urbanas dos Estados Unidos, onde conheceram o empobrecimento e o caminho aos sonhos quebrados.

Em um período de resistência massiva e turbulência social manifestada no Movimento Antiguerra e no Movimento de Liberação Negra, Banks era um de milhares de jovens indígenas que se levantaram para falar e atuar pelo bem de seus povos.

Em 1968, depois de sair da prisão, Banks se uniu com Clyde Bellecourt para fundar o Movimento Indígena Americano [conhecido pela sigla em inglês AIM], o qual buscou organizar os dispersos integrantes de vários clãs em um grupo combativo e coeso.

Em seu melhor momento, o Movimento Indígena Americano (AIM) tinha ao redor de 25.000 integrantes.

Os ativistas do Movimento Indígena Americano (AIM) realizaram protestos em locais históricos para chamar a atenção pública para as matanças de povos indígenas no passado e também às injustiças do dia a dia.

Em 1970, Banks e Means declararam o Dia de Graças um dia de duelo, enquanto o Movimento Indígena Americano (AIM) tomou o controle da réplica de um barco denominado Mayflower II em Plymouth, Massachusetts, em um enfrentamento televisado entre indígenas verdadeiros e homens brancos vestidos de indígenas.

Em 1972, centenas de participantes em uma caravana nacional tomaram o Escritório de Assuntos Indígenas durante uma semana em Washington, DC, para protestar contra uma longa série de tratados rasgados.

Em 1973, Banks e outros ativistas do Movimento Indígena Americano (AIM) encabeçaram a tomada do povoado de Wounded Knee (Joelho Ferido) em Dakota do Sul, o mesmo lugar do infame massacre de gente indígena em 1890. A tomada que durou mais de 70 dias se tornou um “ponto quente” de conflito – de conflito armado entre o Movimento Indígena Americano (AIM) e agentes do governo dos Estados Unidos.

Em anos posteriores, Banks se converteu em ator, e suas chamativas feições marcadas se projetaram em um e outro filme.

Também se converteu em educador em várias universidades e escolas para jovens indígenas.

No domingo, 29 de outubro, o guerreiro Ojibwa Dennis Banks estava vivendo na Reserva Leech Lake no Norte de Minnesota, quando fechou seus olhos na mesma terra onde seus olhos se abriram pela primeira vez desde 80 invernos.

Desde a nação encarcerada, sou Mumia Abu-Jamal.


Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:


agência de notícias anarquistas-ana

Livre gavião
Voa solitário
Na imensidão

Cátia Paiva

2 comentários:

Anônimo disse...

vida longa ao blog .... que ótimo texto !!! estavam sumidos !!!

Provos Brasil disse...

Salut Compas!!!

A luta continua ... vamos que vamos ...