sexta-feira, 16 de setembro de 2011

[França] Resposta antifascista em Forbach - por ANA

[França] Resposta antifascista em Forbach [Mais de uma centena de antifascistas tomaram as ruas de Forbach contra a manifestação e instalação de um grupo de direita na cidade.]

No domingo passado (11 de setembro), um grupo fascista pretendia se manifestar nas ruas de Forbach (no nordeste da França) contra a islamização na Europa. A manifestação foi proibida, mas ainda assim mais de uma centena de antifascistas responderam ao apelo da CNT de Moselle e desfilaram pelas ruas da cidade por cerca de duas horas.Esta manifestação antifascista é especialmente importante numa área onde os fascistas de Marine Le Pen colhem há anos resultados eleitorais espetaculares (35-40% dos votos). Trata-se de uma região duramente atingida pelo desemprego, acima dos 20%, e fica perto da fronteira alemã, assim os partidos nazistas tentam recuperar o eleitorado e espalhar a sua mensagem racista. Além disso, os grupos nazistas alemães organizam concertos de música racista por estar perto da França, Luxemburgo e Bélgica.

A CNT de Moselle avalia muito positivamente a mobilização, já que possibilitou informar os moradores de Forbach de que os neonazistas pretendiam se estabelecer permanentemente na cidade (além da manifestação estava prevista a inauguração de um espaço nazista).

A CNT também critica em seu comunicado a estratégia de recuperação realizada por vários senadores do PSOE, que na última hora escreveram ao Ministro do Interior para pedir a proibição da marcha nazista. A CNT de Moselle quer deixa claro que continuará combatendo os fascistas nas ruas, e estará presente em qualquer lugar aonde eles busquem propagar suas idéias.

agência de notícias anarquistas-ana
Primavera vem.
Multicolorindo os campos
Borboletas mil.
Francisco Ferreira

Nenhum comentário: