EUA devolvem à França pintura de Breton saqueada em 1918
WASHINGTON (Reuters) - Uma pintura do artista Jules Breton apreendida há 93 anos pelas tropas alemãs durante a Primeira Guerra Mundial foi entregue às autoridades francesas por autoridades dos Estados Unidos na quinta-feira, disseram funcionários da alfândega.
A pintura, "Une Fille de Pecheur" (A filha de um Pescador), foi entregue ao embaixador François Delattre em uma cerimônia na Embaixada da França, informou a agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla em inglês), em comunicado.
"Como a agência principal a investigar a pilhagem de bens culturais, temos o prazer de retornar um pedaço da herança cultural francesa que foi roubado durante a Primeira Guerra Mundial", disse John Morton, diretor da ICE.
O trabalho de Breton, pintor francês realista do século 19, foi apreendido em 1918 pelas tropas alemãs de um museu em Douai, França, disse o comunicado.
A pintura foi enviada com outras obras para a Bélgica. Em 1919, o governo belga retornou as obras para a França, mas essa não foi incluída.
No ano passado, autoridades francesas disseram à Interpol de Washington que a pintura "A Filha de um Pescador" tinha sido importada por uma galeria de arte de Nova York. O valor atual da pintura é de cerca de 150.000 dólares.
Uma investigação mostrou que a pintura extensivamente restaurada era a mesma que os soldados alemães apreenderam do museu Douai, disse o comunicado.
(Reportagem de Ian Simpson)
Fonte: Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário