segunda-feira, 10 de março de 2014

Crueldade: 20 gatos são envenenados em Limeira (SP) – por ANDA


Crueldade: 20 gatos são envenenados em Limeira (SP)
Pelo menos 20 gatos foram encontrados mortos com suspeitas de envenenamento na Vila Queiroz, em Limeira. A aposentada Salete Barros Vaz, 71 anos, que mora na rua São Pedro, era responsável pelos animais e oferecia em sua casa ração e água para os bichos.

Segundo ela, a matança teria começado na semana passada e a maioria dos animais vivia na rua. “Eram gatos que já estavam machucados e que também precisavam de água e comida. Então, eu passei a disponibilizar esses itens aqui, em casa, e eles começaram a aparecer”, explicou a aposentada.

Ainda de acordo com ela, vizinhos de ruas próximas poderiam ser os causadores do envenenamento. “Não sei como alguém pode ser capaz de fazer isso. Nunca fiz nada para ninguém. Eu só gostava de cuidar dos animais. Na verdade, vizinhos aqui perto de casa não podem (ser os culpados). Acredito que possa ser alguém que mora um pouco mais longe daqui”, relatou. O episódio fez com ela registrasse um boletim de ocorrência.

Profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estiveram na casa de Salete e fizeram a retirada de alguns animais que ainda estavam vivos, mas com risco de morte.

Um dos vizinhos da aposentada e que também acompanhou os profissionais do CCZ, o vigia Wilson Roberto Ferreira, que há 30 anos reside no bairro, citou que jamais tinha presenciado algo parecido. “Foi completamente horrível observar aqueles gatos mortos e alguns que estavam prestes a morrer. Acredito que quem faz isso não tem coração. Ela (Salete) amava cuidar desses gatos e está muito abalada”, contou.

Zoonoses
O CCZ informou, por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicações, que já realizou três visitas à residência onde os gatos apareceram mortos. Elas foram motivadas por denúncias de vizinhos que reclamavam do excesso de animais.

Na última fiscalização do CCZ, realizada em janeiro, houve inclusive a emissão de um auto de infração contra a proprietária do imóvel.

Segundo o veterinário do CCZ, Hilton Lang, apenas neste sábado (08) o departamento foi informado sobre a morte dos animais e, imediatamente, ele se deslocou até o local e recolheu dois gatos que ainda estavam vivos, mas com sintomas de envenenamento. Esses dois gatos ainda estão recebendo tratamento intensivo, mas o estado deles é considerado gravíssimo e há risco de morte.

Outros gatos mortos foram recolhidos pelo departamento da prefeitura responsável por esse serviço.

Quanto ao processo de investigação do responsável pelas mortes, Lang informou que cabe à Polícia Civil.

Com informações de JL Mais.
Fonte: http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário: