quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Capivaras são alvos de maus tratos e caçadores na Baixada Santista – por Moésio Rebouças

Capivaras são alvos de maus tratos e caçadores na Baixada Santista
Quem costuma circular a pé ou de bicicleta (até de carro) no pé da Serra do Mar, já deve ter percebido a presença de dezenas de capivaras no trecho do Rio Perequê, em Cubatão, até o Vale do Quilombo, em Santos. Contudo, uma prática cada vez mais comum vem acontecendo nessas regiões, principalmente no Vale do Quilombo: maus tratos e a caça de capivaras.

Nas margens do Rio Perequê, onde elas são encontradas facilmente, constantemente eu vejo capivaras sofrendo ações de maus tratos, sendo atacadas com pedras por adolescentes e adultos “curiosos”.

No Vale do Quilombo, área pouco patrulhada pela Polícia Ambiental, diversas vezes eu já observei pessoas com espingardas caçando capivaras e outros bichos. Também já cheguei a ver caçadores levando os animais. Segundo eu apurei com alguns populares, a carne dos animais são usadas para consumo próprio e vendidas para “terceiros”.

Lei proíbe caça, mas...
A caça de qualquer animal é proibida pela Constituição do Estado de São Paulo. A lei federal de crimes ambientais prevê multa e pena de detenção de seis meses a um ano para quem caçar animais silvestres, como a capivara. Mas...
Em anexo uma imagem recente de capivaras que vivem às margens do Rio Perequê, em Cubatão.

Moésio Rebouças

Nenhum comentário: