quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Última obra de Hobsbawm será publicada em 2013.

Última obra de Hobsbawm será publicada em 2013

“Fractured Spring” é uma coleção de estudos sobre temas diversos
O historiador, Eric Hobsbawm, que faleceu nesta semana aos 95 anos ainda terá mais um livro publicado

Os leitores de Eric Hobsbawm ainda poderão contar com mais uma obra do historiador marxista, que faleceu na última segunda-feira (01/10). A editora Little Brown anunciou nesta quarta-feira (03/10) que o autor entregou seu último livro há três meses, informou o jornal britânico
Guardian.

“Fractured Spring” (Primavera Fraturada em tradução livre) é uma coleção de estudos sobre a cultura, a arte e a sociedade dos séculos XIX e XX, contendo reflexões sobre temas diversos, como religião, ideologia e até mesmo sobre a figura do cowboy norte-americano.

“O livro cobre os efeitos da revolução científica e tecnológica no século XX e o modo como a sociedade de consumo gerou uma explosão no potencial das economias ocidentais”, explicou o editor Richard Beswick. “Culturalmente, ele explora as extraordinárias mudanças no século XX, do declínio das artes de elite à figura do macho alfa”, acrescentou.

A obra será a última publicação de Hobsbawm, que marcou os estudos de história contemporânea com a série de livros “A Era da Revolução” (1789 – 1848), a “Era do Capital” (1848 – 1875), “A Era dos Impérios” (1875 – 1914) e “A Era dos Extremos (1914 – 1991)”, e parece seguir sua preocupação central.

Em suas pesquisas, o pensador procura compreender e refletir sobre as transformações sociais a partir de marcos históricos e também, sobre as teorias que alicerçam as revoluções. Em 2011, aos 94 anos, Hobsbawm reuniu prefácios, artigos, conferências e ensaios no livro “Como mudar o mundo” que analisa a teoria marxista.

Segundo informações da editora, “Fractured Spring” deve chegar às livrarias europeias em março do próximo ano. Os leitores brasileiros terão que esperar mais, pois ainda não existem informações sobre a tradução da obra.

Nenhum comentário: