sábado, 13 de abril de 2013

Alerta: Cuidados com medicamentos tóxicos para cães e gatos - ANDA

Alerta: Cuidados com medicamentos tóxicos para cães e gatos
Pode parecer óbvio, mas os remédios que compramos nas farmácias servem apenas para a nossa medicação, e não para os animais. Muitos tutores, ao perceberem que os cães e gatos não estão passando bem, receitam, por conta própria, um diclofenaco ou paracetamol qualquer. No entanto, segundo a médica veterinária Rhea Cassuli Lima dos Santos do Hospital Veterinário Pró Vita, a atitude é errada porque os animais precisam de medicações específicas.
“O tratamento deve ser específico. Em muitos casos, inclusive, os tutores deixam de nos contar que deram algum remédio para o animal, o que acaba atrasando o tratamento e piorando o caso”, comenta a veterinária.
Entre as piores medicações está o diclofenaco, princípio ativo dos conhecidos Cataflan e Voltarem. O remédio, se aplicado em quantidade errada, provoca gastrite e insuficiência renal aguda. “O cachorro apresenta vômito, diarreia e tem a urina alterada”, explica Rhea, que ainda acrescenta: “é bom ressaltar que os remédios podem ser usados para tratamentos em animais, mas as doses são sempre menores e isso deve ser feito somente com orientação médica”.
A veterinária se lembrou de um caso curioso que serve de alerta para os tutores. “Me lembro de um caso em que o animal lambeu a pele da tutora, que havia acabado de passar um remédio em gel, e começou a passar mal. Portanto, não são apenas os comprimidos que devemos deixar longe deles, mas cuidar com o uso de medicamento em gel que, sem querer, pode fazer mal para o bichinho”.
Em relação ao tratamento, cada caso deve ser avaliado, mas geralmente os animais devem ser internados para tomar soro e voltar a ter o rim funcionando normalmente.
Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário: