terça-feira, 30 de abril de 2013

Estado Assassino: Israel mata palestino na Faixa de Gaza e rompe cessar-fogo com Hamas - por Opera Mundi

Israel mata palestino na Faixa de Gaza e rompe cessar-fogo com Hamas
Partes haviam se comprometido a não realizar mais atentados seletivos após ofensiva militar israelense em novembro
A Força Aérea de Israel efetuou um "ataque seletivo" na Faixa de Gaza, matando um palestino. Um porta-voz militar israelita disse nesta terça-feira (30/04) que o ataque ocorreu há dez dias e o alvo estava sob acusação de ser "terrorista de alto nível".

Com os disparos, Israel rompeu o acordo de cessar-fogo assinado com o Hamas em novembro do ano passado. Na ocasião, as duas partes se comprometeram a não realizar mais atentados seletivos após oito dias de ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

Segundo informações da agência AFP, o homem morto, um salafita, foi o coordenador de um ataque em Eilat, o centro turístico de Israel no Mar Morto, no dia 17 de Abril.
Palestinos carregam o corpo de suspeito morto pelas forças armadas israelenses na Faixa de Gaza

Segundo o jornal português Público, um grupo denominado Conselho da Shura e dos Mujahedines reivindicou o ataque, que teria sido em retaliação pela morte, devido a cancro, do preso palestiniano Maysan Abu Hamdiyeh. Detido em uma prisão israelense, ele não teve acesso a tratamento.
Na segunda-feira (30/04), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliar caso o país seja atacado. "Não permitiremos que os cidadãos sejam prejudicados. Se os ataques vindos de Gaza continuarem, a nossa resposta será muito mais dura", confirmou em pronunciamento público.

A tensão voltou a crescer na região no últimos dias devido a diversos episódios de violência. Um israelense de 32 anos foi morto a facadas por um palestino, em Tapuach, na Cisjordânia. Em Jerusalém, um palestinofoi apunhalado por um judeu ortodoxo no bairro de Mea Sherarim.

Nenhum comentário: