Para compreender Michael Foucault
Michel
Foucault fala ao megafone ao lado de Jean-Paul Sartre, em manifestação
Há trinta
anos, morria filósofo-ativista que recusou papel de líder, mas estimulou a
transgredir “verdades” fabricadas e eternizadas pelo poder
“Mostrar às pessoas que elas são muito mais
livres do que pensam, que elas tomam por verdadeiro, por evidentes, certos
temas fabricados em um momento particular da história, e que essa pretensa
evidência pode ser criticada e destruída.”
(Michel Foucault)
(Michel Foucault)
Há trinta
anos, em junho de 1984, morria em Paris Michel Foucault. Um pensador do século
XX que inventou certo modo radical de pensar, que atravessa este início de
século: suas reflexões permanecem fundamentais para os movimentos de
contestação política e social; para todos aqueles que desejam “saber como e até
onde seria possível pensar de modo diferente”.
Foucault
participou teórica e praticamente dos movimento sociais que poderíamos chamar
de vanguarda de seu tempo, sobretudo durante as décadas de sessenta e setenta:
a luta antimanicomial (sua experiência num hospital psiquiátrico foi uma das
motivações que o levou a escrever História da Loucura); as revoltas nos
presídios franceses (junto com Gilles Deleuze criou o GIP – Grupo de Informação
sobre as Prisões, que buscava dar voz aos presos e às outras pessoas
diretamente envolvidas no sistema prisional; com base nessa experiência
escreveu Vigiar e Punir); o movimento gay (uma das motivações para sua História
da Sexualidade).
O pensador
francês também escreveu artigos para jornais e revistas no calor da hora sobre
acontecimentos importantes, deu conferências e entrevistas em diversos países,
inclusive no Brasil. Contrapunha seu papel de intelectual ao “intelectual
universal”, isto é, uma espécie de líder que pensa pelas massas e as dirige
para a “verdadeira” luta. O filósofo via a si mesmo como um “intelectual
específico”, aquele que em domínios precisos contribui para determinadas lutas
em curso no presente. Parafraseando Deleuze, Foucault foi o primeiro a ensinar
a indignidade de falar pelos outros.
Ele dizia
que suas pesquisas nasciam de problemas que o inquietavam na atualidade:
evidências que poderiam ser destruídas se soubéssemos como foram produzidas
historicamente; por isso fez da ontologia (o estudo do ser, um modo de reflexão
geralmente desligado da realidade histórica, uma vez que busca princípios – as
ideias, para Platão; o cogito, para Descartes; o sujeito transcendental, para
Kant – que antecedem e, por assim dizer, fundam a história) uma reflexão em
cujo cerne está o presente e, portanto, a investigação histórica.
Através de
estudos transdisciplinares (e não entre disciplinas, pois trata-se de colocar
em questão os limites entre elas), Foucault deu forma a uma crítica filosófica
que recorre sobretudo à pesquisa histórica, para questionar as maneiras pelas
quais certas verdades e seus efeitos práticos vieram a se formar e se estabelecer
no presente.
Questionava
assim os sistemas de exclusão criados pelo Ocidende quando do início da época
moderna (na cronologia de Foucault, desde fins do século XVIII):
- o saber
médico e psiquiátrico – a patologização e a medicalização como formas modernas
de dominação sobre seres economica e socialmente inconvenientes, os loucos;
- o
nascimento das ciências humanas e da filosofia moderna como saberes que atestam
a invenção do conceito de homem, transformando o ser humano, ao mesmo tempo, em
sujeito do conhecimento e objeto de saber: o grande dogma da modernidade
filosófica;
- a prisão
e outras instituições de confinamento (tais como a escola, a fábrica, o
quartel) não como um avanço nos sentimentos morais e humanitários, mas como
mudança de estratégia do poder, que visa o disciplinamento e a docilização dos
corpos;
- a
sexualidade como dispositivo histórico de objetivação (o indivíduo como objeto
de saber e ponto de aplicação de disciplinas) e subjetivação (o modo segundo o
qual o sujeito se reconhece enquanto tal) do corpo, através dos quais se
implica uma verdade essencial do homem. Não deixa de ser notável o fato de o
Ocidente ter inventado um ritual singular segundo o qual algumas pessoas alugam
os ouvidos de outras (os psicanalistas) para falarem de seu sexo.
Às suas
pesquisas, ele chamou ontologias do presente: um modo de reflexão, segundo
Foucault iniciado por Kant, em que está em jogo o vínculo entre filosofia,
história e atualidade. A tarefa de pensar o hoje como diferença na história.
Mas se a questão para Kant era a de saber quais limites o conhecimento deve
respeitar (os limites da razão), em Foucault a questão se converte no problema
de saber quais limites podemos questionar e transgredir na atualidade, isto é,
“dizer o que existe, fazendo-o aparecer como podendo não ser como ele é” (2008,
p. 325).
Nesse
sentido, o filósofo procurava dar visibilidade às partes ocultas que formam o
presente e os fragmentos de narrativas que nos constituem lá mesmo onde não há
mais identidade, onde o “eu” se encontra fracionado pela história plural que o
engendrou. De modo que esse questionamento histórico-filosófico não nos conduz
à reafirmação de nossas certezas, de nossas instituições e sistemas, mas ao
afastamento crítico dessas instâncias e de si próprio como exercício ético e
político. Como indica Deleuze (1992, p. 119): “a história, segundo Foucault,
nos cerca e nos delimita; não diz o que somos, mas aquilo de que estamos em
vias de diferir; não estabelece nossa identidade, mas a dissipa em proveito do
outro que somos”.
A história
(não a narrativa histórica ou a escrita da história, mas as condições de
existência dos homens no decorrer do tempo, que lhes escapa à consciência), não
é da ordem da necessidade; ela diz respeito à liberdade, à invenção; pertence à
ordem mais da casualidade do que da causalidade; é feita mais de rupturas e
violência do que de continuidades conciliadoras. Esse modo de conceber a
história se opõe à imagem tranquila que a narrativa histórica tradicional
criou: a história do homem como a manifestação de um progresso inevitável – o
lento processo de realização de uma utopia –, que seria alcançado após o
iluminismo pela aplicação dos métodos racionais. Como se a ciência, o
pensamento e a vida estivessem continuamente mais próximos de verdades que aos
poucos são reveladas como o destino final do homem.
Se os
estudos de Foucault mostram que os seres humanos não dominam os acontecimentos
que constituem o solo de suas experiências, eles atestam ao mesmo tempo que, no
espaço limitado do presente, as pessoas dispõem da possibilidade de questionar
o que muitas narrativas apresentam como necessário, assim como as formas de
poder e dominação que se pretendem absolutas.
Os
procedimentos de Foucault postulam, tal como Nietzsche descobrira no final do
século XIX, que é possível fazer uma história de tudo aquilo que nos cerca e
nos parece essencial e sem história – os sentimentos, a moral, a verdade etc.
Essa descoberta indica que, mesmo esses elementos aparentemente universais ou
imunes à passagem do tempo, se dão como contingências históricas, como coisas
que foram criadas em um dado momento, em circunstâncias precisas.
Trata-se,
assim, para Foucault, de pensar a história de determinadas problematizações: a
história de como certas coisas se tornam problemas para o pensamento, dignas de
serem pensadas por um ou outro domínio do saber e, através de formas de
racionalização específicas, verdades são fabricadas. De maneira que suas
pesquisas mostram que nossas evidências são frágeis e nossas verdades, recentes
e provisórias.
—
Textos
citados:
FOUCAULT,
Michel. Estruturalismo e Pós-estruturalismo 1983. Ditos e Escritos II,
Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento, Trad. Elisa
Monteiro, Rio de Janeiro: Forense, 2008.
DELEUZE
Gilles. A vida como obra de arte, Conversações. Ed. 34, Rio de Janeiro, 1992.
Link para o
filme “Foucault por ele mesmo”:https://www.youtube.com/watch?v=Xkn31sjh4To
Fonte: http://outraspalavras.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário