terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um pouco sobre “classe” por Noam Chomsky

Por que você atribui tanto ônus à classe das pessoas educadas?

Porque a responsabilidade é ligada ao privilégio. Se você é mais privilegiado, é mais responsável. Tome novamente a Alemanha, os nazistas, talvez o pior período da história. Algum pobre diabo que tenha sido mandado para a frente oriental e tenha cometido atrocidades era alguém que não teve escolha. Se discordasse, seria morto pelo comandante. Mas Martin Heidegger tinha opções. Não era obrigado a escrever livros e artigos que apresentavam razões elaboradas e complicadas para o apoio aos nazistas.

As pessoas que estão em lugares como o MIT têm escolha. Têm privilégios, têm educação, têm instrução. Isso acarreta responsabilidade. Alguém que trabalha cinqüenta horas por semana para alimentar a família, chega em casa exausto à noite e liga a televisão tem muito menos opções. Tecnicamente, essa pessoa tem escolhas, mas é muito mais difícil exercê-las, e portanto ela tem menos responsabilidade. Isso é apenas elementar. As pessoas que têm privilégios, educação e instrução também são as que tomam decisões, seja no governo, nos negócios ou nas instituições doutrinárias. Sim, claro, elas são as responsáveis, muito mais do que aquelas que não têm opção.

Retirado do livro Ambições Imperiais de Noam Chomsky – Ediouro 2006

2 comentários:

Nema Herrero disse...

A lucidez e a clareza das idéias do Chomsky sempre me impressionaram, no ano passado li esse livro de entrevistas e o achei melhor do que aquela biografia magra dele que lançaram no Brasil “Noam Chomsky: a vida de um dissidente”, neste livro de entrevistas com o David Barsamian tem assuntos pessoas da vida do Chomsky que na biografia não tem.
Ótimo post!
Nema Herrero

Provos Brasil disse...

Grande Nema!
Chomsky é nosso guia, nossas seta que sempre indica um caminho melhor, verdadeiro e objetivo!
Nem sou um grande chomskiano mas sempre concordo com as idéias, e o cara é foda mesmo!

Provos Brasil