quinta-feira, 24 de março de 2011

A ignorância humana: Uma fêmea grávida de tubarão em risco de extinção é capturada e morta em Mongaguá - por Moésio Rebouças

Uma fêmea grávida de tubarão em risco de extinção é capturada e morta em MongaguáUm tubarão fêmea grávida da espécie Carcharias taurus, em risco de extinção, foi capturada e morta por uma rede de pesca na manhã desta quarta-feira (23) em Mongaguá, litoral paulista.

Não tenho estômago e paciência para comentar esta cruel notícia. Mas veja abaixo a reportagem em vídeo produzida pela jornalista Renata Rocha, da tevê A Tribuna (filiada da Rede Globo), como ela trata o fato gravíssimo de forma superficial, com desdém, aos risinhos... A ignorância da população também chama a atenção.

Quem são os verdadeiros assassinos dos mares?

› http://www.tvtribuna.com/videos/?video=7443&idcat=16

Moésio Rebouças

6 comentários:

Anônimo disse...

concordo com vc pura ignorância Humana,porque matar?não tem necessidade de faze isso!!o Ibama devira prossessar quem mato o pobre do tubarão

Provos Brasil disse...

E para piorar a TV da baixada é cúmplice de tal barbárie...

TV Tribuna tira do ar equivocada reportagem sobre a morte de tubarão. Autocensura?

A TV Tribuna não explicou as razões, mas ela tirou do ar o vídeo equivocadamente reportado pela jornalista Renata Rocha sobre a morte de uma fêmea de tubarão grávida da espécie em risco de extinção Carcharias Taurus em Mongaguá, exibido na 2ª edição do jornal da TV Tribuna do dia 23 de março.

Porque ao invés de jogar a “sujeira para debaixo do tapete”, se autocensurar, esta emissora não realiza uma nova matéria sobre o assunto, educativa e de sensibilização?

Dado o poder de penetração que a TV Tribuna (afiliada da Rede Globo) tem na sociedade, e em nome do bom jornalismo, ela deveria ao menos dizer em algum dos seus programas jornalísticos que aquela espécie de animal marinho morto está em extinção.

Link do vídeo excluído:
http://www.tvtribuna.com/videos/?video=7443

Editor-chefe da TV Tribuna, Eduardo Silva:
› eduardo.silva@tvtribuna.com
Jornalista da TV Tribuna, Renata Rocha:
› renata.rocha@tvtribuna.com
Moésio Rebouças

Anônimo disse...

Bom não consigo entender, tanta revolta contra aos pescadores.
Pois essa é a profissão dos mesmos que ali estavam.
Não tem como saber que um tubarão desse porte, e ainda em extinção com um filhote na barriga, iria ser pego naquela área onde foi deixada a rede. Desculpe-me, mais os pescadores que ali estavam não tem nenhum tipo de culpa referente a essa captura, mesmo porque esse é o trabalho deles e o seu meio de sobrevivência.

Anônimo disse...

A espécie capturada é a Mangona e, até onde sei, não está em risco de extinção e tão pouco proibida pelo IBAMA.
Existem diversas espécies de tubarão, acredito que esteja equivocada quanto a mesma.

Não concordo com a matéria pelo simples motivo de fazer um alarde tão grande por algo que acontece com muita frequência. Essa espécie costuma ser encontrada na peixaria como cação.
Sinto dizer, mas se come peixe e já comeu cação, colaborou com essa pesca. Outras espécies de peixe colaboram com a pesca da Mangona, por exemplo o camarão, a pescadinha e outros muito comuns na peixaria.
Quer realmente ajudar? Não coma mais peixe!

Provos Brasil disse...

Caro segundo Anônimo eu que o escrevo não como mesmo, e se você tem tudo isso aqui que você falou nos passe para que possamos colocar no Blog, agora como acreditar em alguém que nem nome tem... mas faça isso, nos passe essa informação de uma fonte crível.

Primeiro Anônimo todos os pescadores tem o direito ao trabalho para sustentar seus familiares, a meteria em sim só nos alerta de algo que poderia ser evitado, a matéria não diz mas a rede estava em local não permitido para pesca, e aí? É sempre mais fácil atacar pedras, tenho mais de 25 anos de pratica de surfe por esse mundão afora, fui muito para Mongaguá (Vera Cruz, Plataforma) Itanhaém entre outra de praia aberta, já presenciei vários casos de surfista que se enroscaram em redes, e se você não sabe em algumas existem anzóis de mais de dez centímetros.

E quais são as causas da morte da baleia? A catástrofe do derramamento de óleo não tem nada haver?

Obrigado pelas critica.

Provos Brasil

Anônimo disse...

Tubarão GRÁVIDA???? PRENHA!!! Gravidez é de HUMANO, animais fêmeas ficam PRENHAS!!!
POVO BURRO, e ainda quer dar pitaco!!! Affff...