segunda-feira, 1 de outubro de 2012

LUTO - Morre aos 95 anos influente historiador marxista Eric Hobsbawm

Morre aos 95 anos influente historiador marxista Eric Hobsbawm
O historiador inglês Eric Hobesbawm (1/8/03)
O influente historiador marxista Eric Hobsbawm, britânico de origem judaica, morreu nesta segunda-feira (1º) em Londres aos 95 anos após um longo tempo doente, segundo confirmou a família ao jornal "The Guardian".

Hobsbawm morreu no começo da manhã no hospital Royal Free de Londres, onde estava internado.

Entre suas obras de destaque, que influenciaram gerações de historiadores, estão "Era dos Extremos: o Breve Século XX: 1914 - 1991" e "Globalização, Democracia e Terrorismo".


Eric Hobsbawm (1917-2012)
O pensador marxista, cuja obra influenciou gerações de historiadores e ativistas de esquerda, morreu na manhã desta segunda-feira, no Royal Free Hospital de Londres, após longa doença, com 95 anos. Os seus quatro volumes sobre os séculos XIX e XX, abrangendo a história europeia desde a revolução francesa até a queda da URSS, são reconhecidos como obras incontornáveis, definidoras do seu período.
Eric Hobsbawm, um dos principais historiadores do século XX, morreu esta segunda-feira, após um longo período de doença, informou a sua família.

Conforme noticioi o jornal britânico The Guardian, Hobsbawm, o pensador marxista cujo trabalho influenciou gerações de historiadores e dirigentes políticos, morreu nas primeiras horas da manhã, no Royal Free Hospital, em Londres, segundo informou a sua filha Julia. Tinha 95 anos.

Os seus quatro volumes sobre os séculos XIX e XX, abrangendo a história europeia desde a revolução francesa até a queda da URSS, são reconhecidos como obras incontornáveis, definidoras do seu período.

O historiador Niall Ferguson considerou o quarteto A Era das Revoluções, A Era do Capital, A Era dos Impérios e a Era dos Extremos "o melhor ponto de partida para quem deseja começar a estudar a história moderna".
Esquerda.Net

Um comentário:

Provos Brasil disse...

Esse senhor deixará muito saudade!

Esse Provos sentirá muito essa perda, há mais de 25 anos acompanho o trabalho deste Homem magistral e genial!

A história mundial perde um dos seus maiores intérpretes!

Em luto Provos Brasil