quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A crueldade dos zoológicos: Leão Juba morre em santuário ecológico, após vida de maus-tratos – por ANDA


A crueldade dos zoológicos: Leão Juba morre em santuário ecológico, após vida de maus-tratos
(Foto: Eduardo Carvalho/G1)

O leão Juba, que ficou conhecido em todo país por ter sofrido maus-tratos no zoológico onde vivia em Fortaleza (CE), morreu na manhã da última terça-feira (25), na ONG Mata Ciliar, em Jundiaí. Ele estava no santuário desde junho de 2012. As informações são do G1 e Repórter Record.

O animal sofria de artrose devido à idade avançada e aos danos que sofreu durante a maior parte de sua vida. O leão estava muito magro e não conseguia se levantar. Ele tinha dificuldades para se alimentar e beber água normalmente, em consequência das dores nos ossos e articulações.

No sábado (22), Juba passou por um procedimento para aplicação de remédios que aliviariam as dores, realizado por uma equipe de 15 pessoas entre veterinários e biólogos. De acordo com os funcionários da Mata Ciliar, o animal, que tinha 20 anos, não conseguiu se recuperar e morreu. O corpo foi levado para uma universidade, em São Paulo.

Juba passou por muitas situações de maus-tratos. Quando mais jovem ele morava em um zoológico particular e de situação irregular no Rio de Janeiro, desativado pelo Ibama em 2001. Depois disso, o leão foi transferido para outro zoológico, desta vez em Fortaleza, e novamente sofreu maus-tratos até o dia em que o local foi fechado. Em 2006, Juba foi para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama no Ceará, mas era um local provisório.
Juba em lugar provisório do Ibama, antes de ser transferido para Mata Ciliar

A vida de torturas do leão o deixou com uma aparência “fora dos padrões” aceitos pelos zoológicos. Ao saber de sua história, a Associação Mata Ciliar se ofereceu para cuidar do animal de maneira definitiva. Em junho de 2012, o felino foi transferido para o santuário, onde ele passou o resto de sua sofrida vida com dignidade.

Juba vivia em um recinto construído especialmente pela Mata Ciliar. O cercado custou R$ 30 mil e o valor foi obtido com campanhas de arrecadação em todo o país.

Fonte: http://www.anda.jor.br/

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nós, "humanos" só servimos pra fazer esse tipo de barbaridade mesmo!!!

Provos Brasil disse...

Grande Laerçon!!!

Mais uma vez o blog se sente honrado de ter uma "figura" como você nos visitando...

Meu amigo, é tanta crueldade com os animais que da até nojo... nós aqui até postamos os textos, mas os vídeos nem pensar, o impacto é muito ruim...

Mas vida que segue... um grande abraço...

Provos Brasil