terça-feira, 18 de novembro de 2014

GOG ministro de Dilma? por Renato Rovai


GOG ministro de Dilma?
Enquanto a mídia tradicional só quer saber de impor um ministro da Fazenda que seja alinhado ao mercado financeiro, movimentos sociais começam a discutir outros espaços de governo que podem não ter grande orçamento, mas que são extremamente simbólicos. Um desses espaços é a Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, a Seppir. Criada no governo Lula com status de ministério, a secretaria tem tido um papel oscilante e já foi mais importante nos seus primeiros anos do que o é atualmente.

Por esse motivo, entidades do movimento negro não diretamente alinhadas com partidos políticos começam a discutir um nome que consiga fazer a Seppir transbordar para além dos seus limites institucionais. E como resultado dessas conversas surgiu como opção o nome de Genival Oliveira Gonçalves, o Gog.

O rapper de Brasília é filiado ao PT e trabalhou por Dilma nas suas duas eleições. Foi destaque tanto no ato da Cultura do Casagrande, em 201o, quanto no realizado em Itaquera no segundo turno deste ano. Quem o defende, diz, por exemplo, que Gog representaria com qualidade boa parte das lutas da juventude de periferia das grandes cidades.

Setores do movimento negro do PSoL estão entre os têm se entusiasmado com o nome de Gog na Seppir. Entre os coletivos de cultura seu nome também teria boa aceitação. Mas a frase que mais intrigou o blogueiro foi a de um petista que não tinha ouvido falar dessa proposta. “A ideia é tão boa que Dilma deveria começar o anúncio do seu novo ministério pelo nome do Gog.”


Fonte: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/11/16/gog-ministro-de-dilma/

Nenhum comentário: