quarta-feira, 14 de julho de 2010

[África do Sul] Anarquismo, Um Documentário - por ANA

[África do Sul] Anarquismo, Um Documentário

Até onde sabemos, nenhum documentário tão completo sobre o anarquismo já foi feito. Na maioria dos filmes de temática anarquista que estão disponíveis a grande maioria desvirtua o anarquismo (o pró anarco-capitalista de 1981 “Anarchism in America”), e são focados em momentos específicos na história anarquista (“Living Utopia”, “The Angry Brigade”, “Lucio, the Anarchist”, etc) ou discutem a ampla justiça social/movimentos contra a globalização (“Fourth World War”).

Tal falta é uma pena, pois achamos que agora, mais do que nunca, um documentário amplo, acessível, de introdução ao anarquismo seria de um valor tremendo a aqueles de nós que desejamos dividir a história, as idéias e promessas do nosso movimento diversificado e versátil com uma audiência generalizada.

Ao invés de ficarmos reclamando, iremos deixar isso de lado e fazermos nós mesmos... com sua ajuda!

Encaramos a criação, no próximo ano ou mais, de um grande filme engajador, de entretenimento, que irá cobrir - por meio de entrevistas com anarquistas proeminentes, misturado com arquivos menores, narrações, debates pessoais nas ruas, discussões e animações explicativas - uma visão histórica geral do anarquismo, uma apresentação dos princípios (anti-autoritarismo, anti-capitalismo, ajuda mútua... você sabe do que estamos falando!) e iremos explorar todas as visões que se contrastam, mas que se complementam defendidas por anarquistas atuais do mundo todo.

Também gostaríamos de entregar uma mensagem real de esperança e um chamado por ação neste tempo de crise social e ecológica.

Sendo nós mesmos anarquistas de longa data, reconhecemos a importância de uma comunidade que apóie e garanta que nosso projeto tenha sucesso ao retratar tanto o anarquismo contemporâneo como histórico de forma justa, e que não caia em preconceitos e quesitos pessoais. Também estaremos nos comunicando aberta e honestamente com a ampla comunidade anarquista acerca dos nossos progressos e visões fundamentais.

Mais premente ainda, também reconhecemos a importância da ajuda mútua e, embora estejamos solicitando-a através dos meios capitalistas, humildemente pedimos suas modestas doações. Elas irão nos ajudar com nossas despesas de viagens, refeições e sobrevivência frugais, assim como com os custos da edição e da pós-produção do filme. Aqueles que não podem ajudar financeiramente, são mais do que bem-vindos para oferecer colchões para passarmos a noite. Jantares em conjunto e boa companhia também serão essenciais para completarmos essa tarefa ambiciosa que nos encarregamos de fazer, e se você doar alguma música para trilha sonora, seremos eternamente gratos.

Esperamos ansiosamente a sua participação, sugestões e críticas construtivas. Prometemos levá-las em conta se ao mesmo tempo vocês prometerem não nos escracharem se, em alguns casos, respeitosamente discordarmos.

Com amor e esperança,

Steffi, Aragorn e amigos

Mais infos:

› http://www.facebook.com/pages/Anarchism-A-Documentary/113880171992624/?v=info

Tradução > Filipe Ferrari

agência de notícias anarquistas-ana

Cabelos tão brancos:
ancinho que raspa a terra,
colheita de anos.

Alckmar Luiz dos Santos

Nenhum comentário: