terça-feira, 8 de junho de 2010

França: E a extrema direita não passou! - Por ANA

França: E a extrema direita não passou!

Coletivos feministas, libertários, comunistas e antifascistas conseguiram evitar que a "Marcha pela vida" convocada hoje (29 de maio) pelos ultracatólicos percorresse o centro da cidade. A pressão dos contramanifestantes conseguiu reduzir o ato ultracatólico - que pretendia ser multitudinário e pelo centro da cidade, por um pequeno percurso nos arredores da cidade.

Desde as primeiras horas da manhã o centro de Burdeos foi tomado por um impressionante contigente de CRS (antidistúrbio), caminhonetes da Gendarmerie (Guarda Civil), Polícia Local e BAC (Polícia Secreta). O dispositivo, composto em um total de 60 caminhonetes antidistúrbios, 10 caminhonetes da Guarda Civil e dezenas de Polícias locais e "secretas" (Brigada anti-criminal), tinha como objetivo assegurar o bom desenvolvimento da marcha convocada pelos grupos anti-aborto e apoiada pelos ultracatólicos e grupos de extrema-direita.

Às 12h30, hora que estava convocada a contramanifestação, umas 1.200 pessoas se reuniam ao redor do caminhão do sindicato SUD e começava a tomar forma a manifestação com um objetivo claro: evitar que a mensagem anti-aborto dos ultracatólicos se escutasse no centro da cidade. Entre os coletivos presentes estavam a CNT, AL ("Alternative Libertaire"), coletivos anarquistas como o GAB ("Groupe Anarchiste Bordelais"), o NPA ("Nouveau Parti Anticapitaliste"), um numeroso grupo de antifascistas locais (pertencentes a uma seção RASH, em sua maioria) e quase uma centena de membros da torcida antifascista do Girondins de Bordeaux, os "Ultramarines".

Durante a contramanifestação foram gritados lemas antifascistas, feministas e contra a igreja de Sant Éloi, centro de reunião dos ultracatólicos em Burdeos.

A manifestação se deteve perto da Prefeitura (Hotel de Ville), e os manifestantes tentaram dirigir-se até onde se desenvolvia o ato ultracatólico, em que, por volta das 14h00, havia ao redor de 150 pessoas (longe das 1500 que reuniram na primeira edição do ano passado).

Centenas de manifestantes conseguiram surpreender a Polícia e estes se viram transbordados pelos acontecimentos. Os momentos mais tensos aconteceram na Place de la République, quando policiais a paisana dispararam balas de borracha e ameaçaram os manifestantes com pistolas Taser (pistola paralisante que emite descargas elétricas). Houve pelo menos um ferido leve, mas não se produziu em nenhum momento detenções.

Após os tiros os manifestantes se reagruparam e se dirigiram até a Place de la Victoire, seguidos em todo o momento por um helicóptero e dezenas de agentes antidistúrbios.

Ali se dispersou a contramanifestação que foi qualificada pelos organizadores como um êxito histórico, ao superar em número os ultracatólicos e reunir mais de 2000 pessoas mas, sobretudo, ao haver tomado o centro da cidade e ter evitado que difundissem sua mensagem anti-aborto em Burdeos.

Vídeos:

› http://www.youtube.com/watch?v=6fCOQQ1IqIE&feature=player_embedded

› http://www.youtube.com/watch?v=6mGMwF8xgOA&feature=player_embedded#!

agência de notícias anarquistas-ana
Chama da vela
A noite acende
Um céu de dentro

Camila Jabur

Nenhum comentário: