segunda-feira, 14 de junho de 2010

O não do poderoso vizinho - Por Miguel Ángel Rivera

O não do poderoso vizinho

A reunião interparlamentar México-Estados Unidos terminou com resultados contrários aos interesses mexicanos. Diante da negativa estadunidense de controlar o fluxo de armas que tanto afeta o México, a resposta equivalente seria declarar uma política de rotas abertas para o tráfico de entorpecentes.
O artigo é de Miguel Ángel Rivera, do La Jornada.

Para não variar, a reunião interparlamentar México-Estados Unidos terminou com resultados contrários aos interesses mexicanos. Diante da negativa estadunidense de controlar o fluxo de armas que tanto afeta o México, a resposta equivalente seria declarar uma política de rotas abertas para o tráfico de entorpecentes. Certamente, essa decisão nunca vai ocorrer, mas algo precisa ser feito para pressionar aos poderosos vizinhos.

A colheita
Por ocasião de sua viagem a África do Sul, o presidente Felipe Calderón enfrenta, como ocorreu também com Vicente Fox, pressões por atrasos na entrega de recursos aos governos dos estados e municípios. A exigência para a repartição oportuna e completa dos recursos federais renovou-se no final de semana durante a reunião da Confederação Nacional de Governadores em Cidade Vitória. Antes, ocorreu uma reunião de mandatários do PRI, no qual os governadores, junto com seus coordenadores parlamentares e dirigentes partidários, expressaram sua preocupação diante da evidente contenção orçamentária por parte da Secretaria da Fazenda, que afeta gravemente o desenvolvimento nacional. No período janeiro-março, foram executados apenas 1 bilhão de pesos dos 16,63 bilhões destinados a este fim.

Também existe preocupação pelos efeitos negativos dos aumentos de combustíveis. O presidente do PRI no estado de México, Ricardo Aguilar Castillo, afirmou que é uma medida inflacionária que contrai o consumo interno e acrescentou que o governo federal tem mais dinheiro, mas não o gasta e, quando gasta, o faz mal...

Ainda que faltem meses para a troca de direção na Confederação Nacional Campesina, a candidatura do senador Adolfo Toledo como candidato a dirigir a CNC parece ter mudado o equilíbrio de forças e prenuncia um desenlace distinto ao colocado pelas forças dominantes no setor campesino...

A troca de direção naquela que, apesar de tudo, é a principal organização campesina teria repercussões inclusive em programas oficiais como o de fomento das exportações agroalimentares promovido pelo secretário de Agricultura, Francisco Mayorga que, recentemente, anunciou que em 2010 serão investidos pouco mais de 554 milhões de pesos para a realização de campanhas zoosanitárias, pois o fato de que os produtos nacionais estarem livre de enfermidades torna-os mais competitivos nos mercados internacionais.

Decisão
É provável que esta semana saia a decisão definitiva da Suprema Corte de Justiça acerca da tragédia no jardim de infância ABC de Hermosillo, Sonora, e sobre a responsabilidade de atuais e antigos funcionários federais e estatais. Conta a favor do diretor do IMSS, Daniel Karam, as declarações a seu favor da Comissão Nacional de Arbitragem Médica.

Tradução: Marco Aurélio Weissheimer
Fonte: Carta Maior

Nenhum comentário: