[Alemanha] Manifestação pela libertação de Mumia Abu-Jamal em Berlim
Munidos de faixas, folhetos, cartazes e carro de som, e debaixo de muito frio, chuva e neve, mais de 250 pessoas fizeram uma manifestação neste sábado, 11 de dezembro, em Berlim, pela libertação de Mumia Abu-Jamal e contra a pena de morte.
O protesto começou com uma caminhada “muito combativa” pelas ruas centrais berlinenses até chegar ao Portão de Brandenburgo, onde fica à Embaixada dos Estados Unidos. A frente da sede diplomática estadunidense estava tomada de policiais e veículos militares de emergência, para evitar que os manifestantes se aproximassem do prédio.
No trajeto, gritando “Free Mumia Abu-Jamal!”, “Abolir a pena de morte em toda parte!”, “Combate ao racismo!”, “Nenhum Estado tem o direito de matar os prisioneiros!", os manifestantes distribuíram vários folhetos, que explicavam o caso de Mumia Abu-Jamal, sua constante situação de risco de vida e a posição da União Européia sobre a pena de morte, o racismo institucional e o complexo industrial prisional europeu.
No final do ato, organizado pela coalizão “Berlim Free Mumia”, foram distribuídos postais para serem enviados a Mumia, sopa quente e bebidas para ajudar a esquentar os manifestantes do rigoroso frio.
Oradores de outros grupos também falaram no carro de som sobre o caso Leonard Peltier e dos cinco cubanos detidos nos Estados Unidos, entre diferentes casos de repressão.
Nestes últimos dias, houve distintas manifestações para exigir a liberdade de Mumia Abu-Jamal e pela abolição da pena de morte na Alemanha, como em Hamburgo e Hildesheim. Também em Paris, Londres, Nova York, Filadélfia, Cidade do México, Haiti e São Paulo.
Vídeos da mani em Berlim:
› http://www.youtube.com/watch?v=l1rHLhTX1Tc
› http://www.youtube.com/watch?v=lUEmYt6vsNk
Fotos da mani na Filadélfia:
› http://anarcopunk.org/mumialivre/?p=201
Fotos da mani em São Paulo:
› http://anarcopunk.org/mumialivre/?p=176
agência de notícias anarquistas-ana
Partida, hora amarga
Enche-se alma de saudades
E os olhos de lágrimas...
Ulisses Cuiabano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário