segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

[EUA] Washington DC: Tentam impedir protestos em frente às casas - por ANA

[EUA] Washington DC: Tentam impedir protestos em frente às casas - por ANA
Aprovado um projeto de lei repressivo, para tentar conter os protestos em frente os domicílios de executivos.

Deveriam ser proibidas as manifestações em frente às casas?

A prefeitura da cidade de Washington DC aprovou um projeto de lei que permite que a polícia prenda ativistas que se manifestem, de forma não violenta, na frente da casa de alguém sem comunicar à polícia, caso o protesto seja a noite ou o fizer de rosto coberto.

A lei, com um nome completamente ‘orwelliano’ - “lei para a tranqüilidade domiciliar” – é algo que Mary Cheh, conselheira da sala 3, esforçava-se há tempos. Ativistas do grupo Defending Animal Rights Today and Tomorrow (Defendendo os Direitos dos Animais Hoje e Amanhã) se manifestaram várias vezes em Dupont Circle, para pressionar a gestão Goldman Sachs, Michael Paese, como parte da campanha contra o laboratório de testes em animais Huntingdon Life Sciences

Os moradores de Dupont disseram que se sentiram “aterrorizados” pelos protestos. Fosse como fosse, os manifestantes não estavam infringindo a lei, senão exercendo seus direitos. Ou, como Mary Cheh disse em declarações concedidas ao Examiner, estavam “batendo no sistema”. A nova lei foi aprovada para criminalizar essa atividade, dentro dos parâmetros da Primeira Emenda. As manifestações em frente às casas e o direito de estar mascarado durante os protestos são fatos que geram polêmica, mas deveriam ser criminalizados?

A cobertura da mídia sobre o assunto tem sido incrivelmente superficial. Os manifestantes com o rosto coberto são retratados como terroristas. Mas a imprensa ignorou o fato de que a razão para que muitos manifestantes cubram seus rostos é precisamente devido à repressão draconiana que existe neste tipo de manifestação.

É verdade que as manifestações em frente às casas são de mau gosto para muita gente, mas é exatamente essa a intenção. Supõe-se que essas manifestações tenham que fazer certas pessoas se sentirem incomodadas. Não seriam eficazes se fosse de outra maneira. A ACLU (a União Americana pelos Direitos Civis) escreveu uma carta, opondo-se à lei. Nela dizia que, se os manifestantes cometiam crimes a polícia podia prendê-los, mas se não fosse o caso, não podiam limitar os direitos estipulados na Primeira Emenda só porque não gostou pelo o que protestavam, ou porque não os queria em seu bairro.

De alguma maneira, Mary Cheh tem razão. Estes manifestantes estão “batendo no sistema”. O sistema permite a liberdade de expressão apenas na medida em que se torna efetiva. O fato de que os manifestantes estão incomodando aos executivos, e de que a policia, há tempo, se vê incapaz de impedi-los, é o que realmente os torna uma ameaça.

Por Will Potter

Fonte: www.greenisthenewred.com

agência de notícias anarquistas-ana
tatalou e caiu
com onda espiralada
fragor de entrudo

Guimarães Rosa

Nenhum comentário: