terça-feira, 17 de maio de 2011

[Espanha] Livro: Farto de tudo. A história oral do punk na cidade de Barcelona (1979-1987) - por ANA

[Espanha] Livro: Farto de tudo. A história oral do punk na cidade de Barcelona (1979-1987)[Documento vital que registra, pela primeira vez de forma séria e verdadeira, a história do punk e do hardcore catalão.]

"Farto de Tudo" é uma história oral da erupção do punk na cidade de Barcelona durante os anos de 1979 e 1987, e reflete a experiência pessoal de uma série de pioneiros que viveram o germe e a evolução desta comunidade. Em "Farto de Tudo" confissões são abundantes dos primeiros grupos punk e hardcore (Último Resorte, Attak, Shit S.A., Kangrena, Sentido Común, Frenopatikss, L’Odi Social, GRB, Subterranean Kids, HHH, Skatalà…) mas também aqueles envolvidos em fanzines (NDF), rádios livres (Rádio Pica), primeiras lojas ou locais auto-gestionados (Informe o Kafe Volter) ou, simplesmente, os heróis de rua que tomaram o passo corajoso de se declararem punks na cinzenta Espanha de 1979 .

Através do testemunho honesto e apaixonado de todos estes exploradores conhecemos suas descobertas: o seu primeiro contato com o punk rock, como se fundiram a raiva nativa com os preceitos de um movimento juvenil Inglês, adaptando sua estética e ideologia ao sentir o cotidiano dos nossos protagonistas, o nascimento da Do It Yourself (ou autogestão), a conexão com outros atiradores similares ao redor do mundo e da criação de uma rede de informação internacional; o papel das drogas (heroína e anfetamina), as primeiras ocupações, a progressiva consciência política dos punks e sua evolução musical, estética e ideológica para o hardcore (e o papel que representou a visita dos americanos MDC nesta mutação), o surgimento dos skinheads e sua posterior bifurcação em dois ramos opostos políticos, e assim por diante.

E, acima de tudo, a música: forte, veloz, intensa, raivosa, feita por eles e para eles.

"Farto de Tudo" é, no todo, um documento fundamental que registra, pela primeira vez de forma séria e verdadeira, o surgimento e a história de punk e hardcore catalão. Feito com amor e cheio de detalhes, repleto de um espetacular material visual de arquivo e escrito com uma sinceridade arrebatadora, este é um trabalho de importância comparável aos estrangeiros do gênero, como “Por favor, me mate”, “Banned in DC”, “From Velvets to the Voidoids” ou “Hardcore California” e não pode faltar na bibliografia de qualquer estudioso/ aficionado do gênero.

Harto de todo. Historia oral del punk en la ciudad de Barcelona, 1979-1987

Autor: Jordi Llansamà – Editorial: BCORE – Preço: €25.00 - Páginas: 625 p. - Tamanho do livro: 23x15 cm - ISBN: 9788461467877

agência de notícias anarquistas-ana
podem tirar tudo da gente
menos a beleza
dessa lua crescente

Ricardo Silvestrin

Nenhum comentário: