quinta-feira, 19 de maio de 2011

[Espanha] Tattoo Circus acontece neste fim de semana em Barcelona - por ANA

[Espanha] Tattoo Circus acontece neste fim de semana em Barcelona
[Acontece neste final de semana 20, 21 e 22 de maio, no Centro Social Okupado La Forsa, em Barcelona, mais uma edição do Tattoo Circus, como ferramenta de apoio aos presos e presas que decidiram declarar guerra ao Estado a ao Capital e que estão pagando por isso nas malditas prisões. O evento, além das tatuagens, piercings, escarificações, terá todos os dias palestras, vídeos, exposições, concertos, performances, suspensões, comedores veganos... A seguir reproduzimos uma entrevista realizada pelo portal lahaine.org com os organizadores do Tattoo Circus.]


Pergunta > Quando e como surgiu a idéia de organizar o Tattoo Circus em Barcelona?
Resposta < O Tattoo Circus nasce em 2007 em Roma, dada a necessidade de cobrir os custos de várias compas na Itália. Aproveitando que muitos tatuadores fazem parte do movimento anarquista, é organizado no Ateneo Ocupatto, uma espécie de convenção alternativa, com tatuagens e concertos, em que todos os rendimentos vão para a luta pró-presos; se cria assim um precedente que rompe com a dinâmica domesticada da maioria das convenções oficiais, trazendo o conceito de solidariedade revolucionária a um mundo, o das tatuagens, que nos últimos anos, com seu crescimento, foi dominado pelo comércio e pela aparência, esquecendo a verdadeira essência da tatuagem.

Pouco tempo depois a iniciativa chega a Barcelona, ​​onde se realiza pela primeira vez no bairro de La Salut. Desde então, a Tattoo Circus se realiza em muitos lugares: Tessalônica, Londres, Roma, Torino, Cádiz... Em Barcelona, ​​esta será a 4ª edição. E se está estudando realizar em breve em Madri e Amsterdã.

Pergunta > O que os motiva a realizar o Tattoo Circus a cada ano? Para que e por que o vê necessário?
Resposta < O principal motivo que move o Tattoo Circus é a necessidade de continuar a financiar tanto as campanhas de apoio a presos e presas, como também advogados, peculiaridades e todas as despesas decorrentes dos golpes repressivos do Estado e seus capangas. Cada ano a arrecadação é geralmente para 5 ou 6 casos diferentes, em que os companheiros enfrentam condenações a penas de prisão muito elevadas, ou já estão sendo cumpridas.

Portanto, é importante não só financiar as campanhas de apoio, mas tornar público os casos para que se estenda o máximo possível à solidariedade - para isso no Tattoo Circus se realizam palestras a respeito, assim como exposições, sessões de vídeo, correio para escrever para os presos e outras iniciativas anti-carcerárias. Ao mesmo tempo, cria um ponto de encontro para ver uns aos outros em torno de uma atividade que, por outro lado, é muito divertida. Esta é uma outra faceta da Tattoo Circus... a nível artístico e lúdico há uma abundância de coisas divertidas para fazer, desde fazer uma tatuagem, piercing ou escarificação, ou ver como eles fazem, até desfrutar de shows, performances (suspensões, freakshows...), comedores...

Pergunta > Como você avalia a assistência e o apoio dos anos anteriores?
Resposta < A verdade é que até agora todas as Tattoo Circus que têm sido feitas têm sido um sucesso absoluto. Primeiro porque o atendimento tem sido grande e não para de trabalhar, o que fez com que a situação econômica de todos vai muito bem... e porque o sentimento de todos os participantes tem sido muito bom, criando laços fortes entre os organizadores de toda a Europa. Parece o típico discurso triunfalista de partido político (risos), mas é realmente assim.

Pergunta > Os tatuadores e participantes, o fazem de forma desinteressada?
Resposta < Sim, sem cobrar absolutamente nada por participar do Tattoo Circus. É um dos pilares que o sustentam. Apela-se para a solidariedade de cada um, na medida em que queiram se envolver. De fato, os custos são minimizados ao máximo para que a arrecadação seja grande o quanto possível. Assim, não são pagos nem os tatuadores, bandas que tocam, nem a quem cozinha ou limpa... só se custeiam as despesas de viagem aos tatuadores ou piercers, se eles não têm dinheiro para participar, pois é necessária sua presença, visto que são, entre aspas, o motor econômico indispensável do Circus (isto a nível prático é raro porque ou são tatuadores locais ou aqueles que vêm de fora e não pedem nada para eles).

Os preços das tatuagens são bastante baratos (menos de um terço do que eles valem na rua) para que sejam acessíveis, mas alto o suficiente para que ao final o benefício seja também alto o suficiente. A entrada é gratuita e alimentos e bebidas têm preços populares.

Pergunta > Qual a sua opinião sobre o sistema prisional?
Resposta < A prisão é a face mais cruel desse sistema sujo e, como tal, o nosso único objetivo é destruí-lo. É uma máquina destinada a triturar fisicamente e psicologicamente a todos que não entre pelo aro, a todos os rebeldes sociais e, finalmente, todos os que atacam ou questionam o funcionamento desta máquina demente chamada de Estado/Capital. É necessário golpear a máquina onde podemos com toda a força possível, e é necessário não deixar somente a quem se vêem reféns dela. Este monstro é baseado em isolamento e impunidade; é essencial que nós quebremos esse isolamento, acompanhando aqueles que estão sofrendo repressão, sendo suas vozes na rua e apoiando as lutas que temos dentro; assim apontamos os responsáveis pelo abuso diário dentro dos muros e desmascaramos a selvageria do sistema prisional em si.

Já que estamos falando de tatuagens, há uma boa metáfora a este respeito: a tatuagem lendária dos cinco pontos: em alguns lugares na América do Sul representa o prisioneiro no meio, cercado por quatro carcereiros... mas, se visto de outro ponto de vista tem um outro significado: na rua, a tortilha dá a volta e é o carcereiro quem está no meio, cercado por todos. Assim que vejo...

Pergunta > O que podemos esperar este ano? Que eventos e atividades estão organizando?
Resposta < Bem, este ano terá cerca de 25 tatuadores de todos os estilos, 3 piercers e 2 escarificadores, que são responsáveis ​​pela marcação de tudo o que resta... serão realizadas palestras toda tarde às 17h ("Como atuamos com a repressão?; “Situação atual da Companheira Tamara"; "Xose Tarrio"; "A repressão na América Latina") e projeção de filmes (mais notavelmente um muito interessante sobre talego e tatuagens na Rússia, que estamos tentando traduzir); na sexta-feira à noite e domingo haverá freakshows e faquirismos variados, e shows no sábado. Domingo à tarde se fará suspensão e estará aberto para quem quiser experimentar. Todos os dias se fará comedor e cenador vegeta e haverá exposições sobre vários temas... De toda forma em um par de semanas será divulgado o programa definitivo e publicado na Internet.

Pergunta > Se você quiser acrescentar algo...
Resposta < Sim, somente lembrar às pessoas que o horário de funcionamento é das 11h às 24h, todos os dias (sexta, sábado e domingo) em La Forsa Cornella; que por motivos de saúde não podem entrar cães ou qualquer animal, nem se pode fumar na área de tatuagem, e se animem e venham participar com a mudança, que será muito bom e também é uma necessidade e é urgente aumentar a massa suficiente para 6 histórias para este ano... Assim, nos vemos lá!

agência de notícias anarquistas-ana
chegado para ver as flores,
sobre elas dormirei
sem sentir o tempo

Buson

Nenhum comentário: