segunda-feira, 16 de maio de 2011

[França] Manifestação antifascista em Paris - por ANA

[França] Manifestação antifascista em ParisCentenas de pessoas participaram no dia 8 de maio de uma manifestação antifascista no centro de Paris, com o lema: “Barremos o caminho da extrema-direita!”.

Ao longo do trajeto, os manifestantes carregavam faixas, cartazes e gritavam slogans antifascistas. Um carro de som emitindo canções libertárias também acompanhou o protesto.

“Só a solidariedade, ação coletiva e ações diretas são eficazes contra o clima de terror e tensão social que pretendem impor esses grupos de extrema-direita”, dizia parte de um folheto distribuído no ato.

Há na França um avanço da Frente Nacional - FN (partido de extrema-direita francês, criado em 1972 por Jean-Marie Le Pen) e de grupos de extrema-direita mais ou menos organizados, que disseminam o racismo nas escolas e bairros, promovem ataques contra ativistas de movimentos sociais e contra comícios em apoio aos imigrantes sem documentos, organizam concertos neo-nazistas…

Na última quarta-feira (11 de maio) o parlamento francês aprovou uma lei para perseguir e agilizar a expulsão de imigrantes sem documentos.

A situação francesa se insere em um contexto europeu e ocidental de ampliação do fascismo. Em toda a Europa, as direitas e extremas-direitas progridem.

Fotos:
› http://www.onlyphotos.org/article-manifestation-antifasciste-paris-8-mai-2011-73418300.html
Vídeo:
› http://www.youtube.com/watch?v=m0sr8FdRcPk&feature=player_embedded

agência de notícias anarquistas-ana
no tanque verdoso
uma libélula rasga
o azul do céu
Rogério Martins

Nenhum comentário: