sexta-feira, 27 de maio de 2011

[EUA] FBI procura pessoas para se infiltrar entre os ativistas de libertação animal

[EUA] FBI procura pessoas para se infiltrar entre os ativistas de libertação animalHouve dois relatórios esta semana de que o FBI (da Flórida) está à procura de informantes para fornecer dados sobre o movimento local dos direitos dos animais.

No primeiro caso, uma mulher em West Palm Beach, que é ativa no resgate de cães, foi visitada em sua casa por um agente do FBI. Ele disse que os militantes anti-vivissecção estão "cruzando a linha", tornando-se "perigosos" e que “causarão danos a alguém”. O agente disse: "você tem um acesso que eu não tenho”. Ele disse-lhe que iria ser "recompensada" por qualquer informação que você fornecer - o agente também se ofereceu para levá-la para almoçar. Ela disse ao agente que não estava interessada. Antes de sair, o funcionário avisou-lhe para não se associar aos ativistas de direitos animais.

No início de abril, um ativista que faz web design para ganhar a vida foi contatado por uma "personal trainer" para ajudar a criar um site. O ativista se reuniu com a mulher em um café e conversaram por uma hora sobre o projeto. A "treinadora" complementa a sua história com fotos de seu trabalho, etc. Durante uma segunda reunião, do nada, ela mencionou que seu namorado era amigo de alguém que trabalha para o FBI, e que o FBI iria pagar "muito bem" para obter informações sobre ativistas pelos direitos dos animais locais. Ela disse que estava preocupada que os ativistas "poderiam se tornar violentos". O ativista rapidamente encerrou a conversa.

É importante sensibilizar quando o FBI começa a dar voltas. A melhor defesa é sempre o silêncio, e as histórias deste tipo devem fornecer uma mensagem aos ativistas para se lembrar por que nunca se pode falar com a polícia.

Se você tiver sido visitado pelo FBI, por favor, ligue para a linha direta da Green Scare: 888-NLG-ECOLAW.

Peter Young

agência de notícias anarquistas-ana
olhos de gato
luz dos faróis na noite
pulo no mato

Carlos Seabra

4 comentários:

Coletivo KRISIS disse...

certamente não é de hoje que o FBI e todo tipo de suposta Inteligencia policial faz isso, e não só com o movimento de libertação animal. Ainda existem aqueles sujeitos inocentes que acham o orkut, twitter, facebook e etc meras redes sociais. Mesmo nossos emails são monitorados por bots. Outro dia estava discutindo receitas por email com uma amiga e no dia seguinte apareceram várias propagandas sobre leite de soja, soja em grãos, aparelhos de maceração de grãos, etc... acho que quando vc digita "manifestação", "bomba de fumaça", "guerrilha urbana" dentre outras, não voltam propagandas de grupos a se associar - mas essas palavras vão parar em algum computador bem especifico, que associa seu email às informações. O Estado e as empresas adoram a nossa inocência. Eles estão no presente, nós no passado; eles já estão preparados muito antes da gente pensar no que fazer para atacá-los. Então, o alerta está dado, e um pedido é feito: reduza suas comunicações em redes mediadas por grandes empresas, principalmente na área de informática - ou pelo menos não se exponha politicamente, se não quiser ser alvo fácil. É sério.
Outro detalhe, ainda dentro desse assunto é que quando um agente do FBI bate à porta da sua casa pra lhe dar um aviso, é que certamente eles já estão fazendo outras coisas, certo? Essa mensagem tem um duplo sentido, pode ser um amedrontamento, do tipo "cuidado com quem vc anda" - e assim vc passa a desconfiar de todos os seus camaradas de ação; e por outro lado é "faça-se confiar se for capaz", porque uma vez que tod@s de seu grupo souberem que estão sendo vigiados, vc mesm@ também sofrerá com o olhar de seus/suas camaradas, que vão desconfiar mesmo de voce.
Quais os interesses que o FBI ou qualquer outra "inteligencia Estatal" defende? o Estado tá de que lado, do seu, dos cidadãos, dos pais e mães de família, da terceira idade, das crianças, dos gays, dos religiosos, dos doentes, ou dos poderosos? Se libertação animal é perigoso, deve ser só pras multinacionais.

Por enquanto é isso. Fiquem atent@s. Quando aparecer um agente da "inteligencia", banque o burro.

Atitude do pensar disse...

Pena que o controle social deles ainda é mais forte do que o da sociedade civil...
Enquanto defensoras dos animasi - vegetariana em função desse ideal -, sinto aqui dentro o grito da dor.

Provos Brasil disse...

Meio paranóico não? A mentalidade estadunidense para “assuntos de segurança” sempre teve esse viés totalitário, usando seu poderosíssimo braço armado e sua tecnologia de ponta. A relação do FBI com ALF há décadas é de enfrentamento tanto é que Daniel Andreas San Diego é o terceiro TERRORISTA na lista dos mais procurados, agora transportas essas situações para a nossa realidade não me parece correto, aqui não se procura para conversar, vai para a tortura direta ou simplesmente mata – nos grandes centros não é diferente, essa semana mesmo três heróis nacionais foram assassinados, exterminados, executados pelos “agentes dos estados” e nada será feito contra isso, para o nosso total desespero.

Muitas vezes não podemos confundir “inocência” com “tolice”, quem procura pelo caminho da verdade, da justiça, da transparência, do jogo limpo não terá facilidade alguma para conseguir o menor êxito que seja – isso não é para sonhadores idealistas isso é utopia pura!

Grato pela vista,

Provos Brasil

Coletivo KRISIS disse...

[tio.taz] ouvi uma vez "paranóico é aquele que viu um pouco além das brumas"... desde então sou paranóico.

Outra: a gente pode até achar que não é perigoso, mas vamos nos lembrar que até comprando uma coca-cola podemos estar matando alguém de alguma forma... ah, isso me lembra um curta bacaníssimo, "causes" está no canal do youtube do coletivo krisis, para quem quiser ver.

abxxx, valeu mais um post "forte"!g