quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Capital e suas falácias: Avião sobrevoa Wall Street com faixa: 'Obrigada pelo rebaixamento. Todos vocês deveriam ser demitidos'

Avião sobrevoa Wall Street com faixa: 'Obrigada pelo rebaixamento. Todos vocês deveriam ser demitidos'
A indignação dos norte-americanos com o rebaixamento da nota da dívida soberana dos Estados Unidos pela agência de classificação Standard and Poor's provocou um protesto bem humorado sobre Wall Street. Nesta terça-feira (09/08), um avião sobrevoou o centro financeiro de Nova York carregando uma faixa com os dizeres: "Obrigada pelo rebaixamento. Todos vocês deveriam ser demitidos". As informações são do Huffington Post.

A autora do protesto, Lucy Nobbe, que tem ações na bolsa de valores, contou ao site Fortune que pretendia, na verdade, sobrevoar a capital norte-americana, Washington, mas soube que isso era proibido. "Então decidi protestar em Wall Street, mas não pretendia atingir especificamente a S&P", contou ela. "Sou apenas uma dona de casa de Saint Louis que acredita que o único motivo que nos levou a ser rebaixados são os políticos."

A Standard and Poor's rebaixou na última sexta-feira (05/08) a nota da dívida norte-americana de longo prazo, que tinha a nota máxima, AAA, para AA+. Foi a primeira vez na história que a agência classificou a dívida dos EUA abaixo do nível máximo.

A tensão política que levou o Congresso a rejeitar um aumento do endividamento público até o dia em que o Departamento de Trabalho anunciou que não ia poder enfrentar suas obrigações, no dia 2 de agosto, foi um dos principais motivos pelos quais a agência decidiu reduzir a nota do país.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: