terça-feira, 2 de agosto de 2011

[Reino Unido] Anarquistas devem ser denunciados, aconselha a polícia anti-terrorismo de Westminster - por ANA

[Reino Unido] Anarquistas devem ser denunciados, aconselha a polícia anti-terrorismo de WestminsterO que você deve fazer se descobrir um anarquista vivendo na casa ao lado? Tirar a poeira dos seus velhos álbuns dos Sex Pistols e pendurar uma bandeira vermelha e preta para que eles se sintam em casa? Convidá-los para uma mesa redonda a fim de debater os méritos do anarco-comunismo de Peter Kropotkin frente ao anarco-individualismo de Emile Armand? Não - a resposta, de acordo com um comunicado oficial de contra-terrorismo divulgado em Londres na semana passada, você deve denunciá-los para a polícia imediatamente.

Esta foi a surpreendente nota da Polícia Metropolitana, emitidas para as empresas e indivíduos em Westminster, na semana passada. Não havia nenhum aviso sobre outros grupos políticos; ao lado uma imagem do símbolo anarquista, o gabinete focado em contra-terrorismo da polícia de Westminster conclama denunciadores de anarquistas, declarando: "O anarquismo é uma filosofia política que considera o Estado indesejável, desnecessário e prejudicial, e busca promover uma sociedade sem Estado - ou anarquia. Qualquer informação relativa à anarquistas devem ser relatadas à sua polícia local".

A medida irritou alguns anarquistas que se queixaram de que ser um anarquista não implica em ter um comportamento criminoso. Eles disseram que se sentem injustamente criminalizados por sustentar seu conjunto de crenças políticas.

O sentimento de desproporção foi agravado pelo autor do comunicado, ao fazer um pedido semelhante sobre terroristas islâmicos algumas linhas abaixo da nota sobre anarquistas. Sob uma imagem da bandeira com um ponto de ouro abaixo de alguma escrita árabe, acrescentou: "Esse símbolo foi muitas vezes visto sendo utilizado pela Al-Qaeda no Iraque. Qualquer avistamento destas imagens devem ser relatados à polícia local”.

"Esta nota injustamente implica que qualquer indivíduo envolvido com o anarquismo deve ser conhecido pela polícia e está envolvido em uma atividade perigosa", disse Jason Sands, um anarquista do sul de Londres. "Não há nada inerentemente criminal em filosofia política, qualquer que seja ela. Mas o trabalho da polícia - no âmbito da Convenção sobre direitos humanos, que proíbe discriminação contra pessoas por causa de suas convicções políticas - e até mesmo o pedido de informação parece ser contrárias a isso já que parece criminalizar teoria política. Também parece ser um pouco inútil, como forma de coleta de informações. Não é focado em algo específico e estão apenas a pedir informações gerais. Imaginar alguém ligando e dizendo 'há um anarquista no meu prédio. O que devo fazer?', não faz sentido".

O comunicado foi emitido a partir da Delegacia de Polícia de Belgravia como parte do Projeto Griffin, que visa "orientar e familiarizar os gestores, agentes de segurança e funcionários de grandes organizações do setor público e privado em toda a capital sobre questões de segurança, contra-terrorismo e de prevenção da criminalidade".

Sean Smith, diretor de relações externas para a Solfed (Solidarity Federation), a seção anarco-sindicalista britânica da Associação Internacional dos Trabalhadores, disse sobre a chamada de dedos-duros: "É completamente absurdo, mas não surpreendente, quando o Estado procura criminalizar idéias que considere serem perigosas para a própria sobrevivência".

"Somos uma iniciativa sindical revolucionária", explicou. "Os membros da nossa organização acreditam em trazer a mudança social radical através de trabalho e organização comunitária, e não atos de terrorismo. Temos ampla informação sobre as nossas idéias e de nossas estratégias, estão livremente disponibilizadas na internet."

Pequenos grupos de anarquistas mascarados e vestidos de preto causaram algum dano à vitrines no centro de Londres durante as manifestações anti-demissões na Primavera, mas houve pouca atividade posteriormente. O próximo grande evento anarquista em Londres parece pouco provável que preocupe a polícia. É uma feira do livro em outubro, com "dia inteiro de palestras, debates, exposições, cabaré, poetas, cantores e quadrinhos; apresentações de filmes durante todo o dia e dois espaços infantis".

Fonte: guardian.co.uk
Tradução > Tio TAZ

agência de notícias anarquistas-ana
cada haikai

uma nova peça

num quebra-cabeça sem fim

George Swede

Nenhum comentário: